sexta-feira, 29 de março de 2019

Formação de Educadores Populares: Programa da Rádio Web UFPA

O UFPA Ensino desta semana (Programa da Rádio Web UFPA) discute a Formação de Educadores Populares. Participam do debate o professor João Colares (UEPA), o Reverendo Cláudio Miranda (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil) e o educador social Max Costa (UNIPOP). Confiram a entrevista: http://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-ensino/formacao-de-educadores-populares/
Sobre a conceituação de educação popular, o professor João Colares afirma que na América Latina tem sido elaborada a partir dos anos 60. O principal formulador desse modelo é também o patrono da educação, o Paulo freire. “O pensamento de Paulo Freire tem sido uma referência na formulação de políticas públicas, é uma referência também na construção de movimentos sociais, teorias e abordagens epistemológicas que extrapolam também o campo da educação”.
Há cinco anos, a Igreja Anglicana em parceria com a UNIPOP oferece o curso de formação de educadores populares. O Reverendo Cláudio Miranda destaca a opção preferencial pelos pobres feita pela igreja que a faz ter compromisso com a dignidade das pessoas com base no evangelho de Jesus Cristo. O religioso destaca a importância da iniciativa para amenizar a dor e o sofrimento de jovens, crianças e mulheres. “O curso tem contribuído na multiplicação de educadores populares na periferia e nas populações ribeirinhas na nossa região metropolitana de Belém. Mais de 130 pessoas, entre homens e mulheres, foram empoderados desde 2014 para trabalhar nessa linha de educação popular”.
O educador social Max Costa reflete sobre o modo como a educação dessa natureza impacta na sociedade, auxiliando em sua compreensão e intervenção. “A partir da análise da realidade vivenciada a gente formula nossos pressupostos, inclusive também as nossas formas de prevenção. Através da educação eu compreendo aquele contexto, e a partir disso eu vou tirando linhas de intervenção seja na minha universidade, escola, bairro, comunidade”.
Para saber mais sobre educação popular, as opções de cursos para quem deseja ser um educador social, as experiências, metodologias e as expectativas na área, ouça esta edição do UFPA Ensino.
Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Erlane Santos
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Núcleo de Educação Popular Paulo Freire / UEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário