O NEP constitui um Grupo de Pesquisa cadastrado na Plataforma do CNPq, atualmente com 08 linhas de pesquisa:
a) Educação, desenvolvimento e ação coletiva na Amazônia rural
b) Educação Freireana e Filosofia
b) Educação Freireana e Filosofia
c) Educação Inclusiva e Diversidade
d) Educação Popular de Jovens e Adultos
e) Educação Popular Infantil e Escolarização Básica
f) Paulo Freire e a Educação Popular
g) Educação Popular em Saúde
h) Grupo de Estudos em Educação, Surdez e Libras
g) Educação Popular em Saúde
h) Grupo de Estudos em Educação, Surdez e Libras
O NEP busca estar articulado a redes de pesquisa em seu fazer investigativo. Assim, coordena a Rede de Educação Inclusiva na Amazônia, constituída por pesquisadores da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA). Neste coletivo, desenvolve a pesquisa “A prática da escolarização inclusiva e o atendimento especializado na Amazônia Paraense”.
Em rede, desenvolve, ainda, os seguintes projetos de pesquisa com parcerias nacionais e regionais:
a) “Estudo em Rede Nacional sobre as Salas de Recursos Multifuncionais nas Escolas Comuns” (Observatório Nacional de Educação Especial: NEP-UEPA, UFSCAR, USP, UEL, UFBA, UFGD, UFPB, UFRO, UFS, UFU, UFAL, UFGO, UFAM, UFAP, UFES, UFMS, UFRJ, UFRN, UFF), coordenado pela UFSCAR.
b) “A presença de Paulo Freire na Educação Brasileira: análise de sistemas públicos de ensino, a partir da década de 90” (NEP-UEPA, PUC-SP, UFPE, UFPA, UFRN, UFPB, UFSCAR, UFSC), continuada com o projeto "Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção - análise de sistemas públicos de educação a partir dos anos 1990", coordenados pela Cátedra Paulo Freire da PUC/SP.
c) “Centro de Documentação e Memória de Educação de Jovens e Adultos na Amazônia - CEREJA” (NEP-UEPA, UFPA, UFAM, UEA, UNITINS, SECAD), coordenado pela UFPA.
Em junho de 2016, o NEP criou a Cátedra Paulo Freire da Amazônia, uma rede interinstitucional de pesquisadores da região Norte sobre o legado de Paulo Freire na Amazônia. As ações de pesquisa, extensão, publicação, formação de professores e organização de eventos são desenvolvidas em articulação com diversas IES da Região Norte e outras entidades da sociedade civil e movimentos sociais da Amazônia.
No cenário internacional, o NEP está filiado ao Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), participando ativamente da construção do Movimento de Educação Popular na América Latina. Desenvolve intercâmbio, ainda, com a Universidad Pedagógica Nacional de Colombia e a Universidad Nacional de Colombia, por meio da formação de pesquisadores e educadores populares.
Em 2019 o NEP passou a integrar a Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia, coordenada pelo Prof. Dr. João Colares da Mota Neto (UEPA) e pelo Prof. Dr. Waldir Ferreira Abreu (UFPA) e que envolve pesquisadores de universidades do Pará, Amapá, Amazonas e Tocantins.
Em junho de 2016, o NEP criou a Cátedra Paulo Freire da Amazônia, uma rede interinstitucional de pesquisadores da região Norte sobre o legado de Paulo Freire na Amazônia. As ações de pesquisa, extensão, publicação, formação de professores e organização de eventos são desenvolvidas em articulação com diversas IES da Região Norte e outras entidades da sociedade civil e movimentos sociais da Amazônia.
No cenário internacional, o NEP está filiado ao Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), participando ativamente da construção do Movimento de Educação Popular na América Latina. Desenvolve intercâmbio, ainda, com a Universidad Pedagógica Nacional de Colombia e a Universidad Nacional de Colombia, por meio da formação de pesquisadores e educadores populares.
Em 2019 o NEP passou a integrar a Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia, coordenada pelo Prof. Dr. João Colares da Mota Neto (UEPA) e pelo Prof. Dr. Waldir Ferreira Abreu (UFPA) e que envolve pesquisadores de universidades do Pará, Amapá, Amazonas e Tocantins.