A coordenação do Curso de Formação de Educadores Populares divulga o resultado final dos selecionados, com as seguintes observações:
1) Em face do número elevado de inscritos, em torno de 450, a coordenação decidiu ampliar o número de selecionados para 160 (cento e sessenta) pessoas, representantes de mais de 70 organizações, cuja articulação nos possibilitará fomentar a criação de um Movimento de Educação Popular em Belém, para enfrentar os retrocessos em curso no país.
2) Todos os selecionados atendem integralmente os critérios, ou seja, conformam o público esperado pelo curso (educadores populares, educadores sociais, lideranças comunitárias, defensores dos direitos humanos e militantes de movimentos sociais, culturais e artísticos) e anexaram no formulário eletrônico declaração de atuação social recente, assinada por suas respectivas organizações. Não aceitamos cartas de intenção, fotos de atuação social, auto-declarações, projetos de intervenção, documentos ilegíveis e sem data e assinatura, formulários preenchidos parcialmente e inscrições de outros públicos interessados.
3) As inscrições de pessoas vinculadas à região do Baixo Tocantins foram organizadas à parte, uma vez que haverá um curso nos mesmos moldes, oferecido em Cametá, em data a ser divulgada brevemente, assim como a relação destas pessoas.
4) As inscrições não selecionadas conformarão uma lista de espera, para uma próxima edição do curso, provavelmente no segundo semestre de 2019.
5) Para a abertura do curso, no dia 09/03/2019, às 9h, solicitamos que os selecionados levem bandeiras ou demais símbolos de suas organizações e lutas, para uma mística de abertura, que acontecerá no Espaço de Convivência do CCSE/UEPA, no Hall do Bloco VI, entrada pela Travessa Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo. Em seguida nos dirigiremos ao Auditório Paulo Freire, no mesmo campus, para a apresentação formal do programa do curso, seus objetivos, metodologia e organização. Importante o cumprimento do horário e garantia da frequência dos selecionados.
6) Os selecionados devem levar no primeiro dia documento oficial de identificação, para preenchimento de um pequeno cadastro.
O resultado pode ser obtido neste link.
Agradecemos o interesse pelo curso de todas as organizações, entidades e movimentos em luta pela transformação social e pela educação popular, emancipatória e inclusiva. O sucesso do curso depende do engajamento de todos e todas em sua realização, seja pela frequência e pontualidade, seja pela participação ativa, criativa e propositiva nos debates que serão travados ao longo dos módulos.
Comunicações com a coordenação do curso podem ser feitas pelo e-mail: nep@uepa.br
Saudações freireanas!
Blog do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Espaço para divulgar as ações do Núcleo, favorecer a comunicação entre freireanos e compartilhar informações diversas relacionadas à Educação Popular, como lançamentos de livros, publicações, eventos, notícias.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019
Aviso
Informamos aos inscritos no Curso de Formação de Educadores Populares que, em função do número elevado de inscritos (em torno de 450), o trabalho de seleção ainda não pôde ser concluído. Estimamos que a divulgação do resultado saia até esta quinta-feira, 28/02, por meio do site nepuepa2.blogspot.com.
Saudações freireanas!
Saudações freireanas!
domingo, 24 de fevereiro de 2019
Programa completo do Curso de Formação de Educadores Populares
Confiram o programa completo do Curso de Formação de Educadores Populares, com os objetivos, metodologia, ementa dos módulos, nomes dos formadores e calendário completo, clicando neste link.
domingo, 10 de fevereiro de 2019
Curso de Formação de Educadores Populares
O
Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e a Cátedra Paulo Freire da Amazônia,
da Universidade do Estado do Pará, em articulação com a Linha de Pesquisa
"Culturas, Etnias e identidade" do Grupo de Pesquisa "Amazônia:
História, Cultura e identidades" (UEPA), o Grupo de Pesquisa Educação,
Trabalho, Tecnologia, Humanidades e Organização Social (ETTHOS/IFPA), o Grupo de
Estudos Surdos da Amazônia Tocantina (GESAT/UFPA) e o Conselho de Educação
Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), abrem 20 (vinte) inscrições gratuitas para a primeira edição do Curso de Formação de Educadores Populares: Educação Popular, Dilemas da
Democracia Brasileira e Resistência.
O curso está
voltado para o público de educadores
populares, educadores sociais, lideranças comunitárias, defensores dos direitos
humanos e militantes de movimentos sociais, culturais e artísticos. A carga horária total do curso é de 100h, assim distribuídas: 40h (módulos do curso) + 40h (atividades vivenciais nas comunidades e nos movimentos) + 20h (trabalho sistematizador da experiência).
Os módulos presenciais, com carga horária de 40h, buscarão construir ferramentas teórico-metodológicas do campo da educação popular e o aprofundamento da compreensão crítica da realidade social brasileira. São eles:
1. Formação histórica da sociedade brasileira - colonialismo, capitalismo, racismo e patriarcado
2. Neoliberalismo, crise da democracia e resistência popular
3. Educação popular como estratégia contra-hegemônica
4. Fundamentos filosóficos do pensamento de Paulo Freire
5. Metodologias da educação popular
6. Educação popular e o combate às opressões
7. Educação popular, ética e direitos humanos
8. Educação, comunicação e cultura popular
Abertura do curso:
Antes dos módulos iniciarem, faremos uma abertura político-cultural-pedagógica do curso, no dia 09/03/2019, às 9h, no Hall do Bloco VI do CCSE/UEPA, entrada pela Tv Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo. Neste dia, além de um acolhimento solidário e cultural dos participantes, será apresentado formalmente o programa do curso aos participantes.
Local e período do curso:
Antes dos módulos iniciarem, faremos uma abertura político-cultural-pedagógica do curso, no dia 09/03/2019, às 9h, no Hall do Bloco VI do CCSE/UEPA, entrada pela Tv Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo. Neste dia, além de um acolhimento solidário e cultural dos participantes, será apresentado formalmente o programa do curso aos participantes.
Local e período do curso:
O curso será realizado na
Universidade do Estado do Pará, no Centro de Ciências Sociais e Educação, na
Travessa Djalma Dutra, entre Rua Municipalidade e Rua do Una, bairro do
Telégrafo.
Os encontros acontecerão aos
sábados, nos meses de março e abril, no horário de 8h às 13h, conforme o
calendário a seguir: 09/03, 16/03, 23/03, 30/03, 06/04, 13/04, 27/04, 04/05 e 11/05/2019.
Procedimentos
de inscrição:
1) Serão
ofertadas 20 (vinte) vagas públicas e gratuitas. Para estas vagas, as
inscrições serão realizadas no período de 11 a 22/02/2019, por meio deste formulário eletrônico.
2) Poderão
se inscrever no curso: educadores populares, educadores sociais, lideranças
comunitárias, defensores dos direitos humanos e militantes de movimentos
sociais, culturais e artísticos.
3) Anexar
no formulário eletrônico uma declaração de atuação social em movimentos
sociais, culturais e artísticos, centros comunitários, cursinhos populares,
associações de bairro, sindicatos, projetos de educação e cultura popular e
outros.
4) Comprometer-se
com disponibilidade de tempo para participar dos módulos presenciais e realizar
as atividades pedagógicas propostas.
5) Os
inscritos receberão certificado de participação, desde que cumpram pelo menos
75% da carga horária do curso.
Observação: Caso o número de inscrições exceda o
quantitativo de vagas, será feita uma seleção com base nos critérios. Os
inscritos que não forem selecionados irão para uma lista de espera para a
formação de uma nova turma.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2018
Professora Ivanilde Apoluceno recebe Comenda Honra ao Mérito Educação 2018
No dia 04 de dezembro de 2018, a educação paraense foi prestigiada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em cerimônia honrosa a 30 representantes que foram escolhidos por suas trajetórias e contribuições ao campo educacional, e por isso receberam a Comenda Honra ao Mérito Educação 2018.
Na cerimônia, foi homenageada a professora doutora Ivanilde Apoluceno de Oliveira, docente da UEPA e coordenadora do NEP, que sob fortes aplausos dos que estiveram presentes, recebeu sua medalha e certificado. A trajetória de Ivanilde demostra seu comprometimento com uma educação democrática, popular, crítica, engajada em transformar vidas a partir das próprias vivências dos sujeitos. Por isso, seu trabalho compromete-se em assumir formas humanizadas de educar e educar-se, na politicidade de problematizar exclusões e buscar libertações, do ser e do saber.
Na cerimônia, foi homenageada a professora doutora Ivanilde Apoluceno de Oliveira, docente da UEPA e coordenadora do NEP, que sob fortes aplausos dos que estiveram presentes, recebeu sua medalha e certificado. A trajetória de Ivanilde demostra seu comprometimento com uma educação democrática, popular, crítica, engajada em transformar vidas a partir das próprias vivências dos sujeitos. Por isso, seu trabalho compromete-se em assumir formas humanizadas de educar e educar-se, na politicidade de problematizar exclusões e buscar libertações, do ser e do saber.
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
quinta-feira, 23 de março de 2017
sábado, 18 de março de 2017
Escola de Altos Estudos
Convidamos a todos para participar da instalação da Escola de Altos Estudos, com o Prof. Michael Apple, que discutirá o tema "Teoria Educacional Crítica e o Legado Freireano", no dia 27/03, às 10h, no Auditório Benedito Nunes da UFPA.
Esta é uma atividade organizada pelos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPA, UEPA e PUC/SP, com apoio da CAPES.
sexta-feira, 17 de março de 2017
Cátedra Paulo Freire estende Chamada de Pesquisa
O Núcleo de Educação Popular (NEP) decidiu ampliar a Chamada de Pesquisa da Cátedra Paulo Freire da Amazônia até o dia 31 de março. O objetivo principal da iniciativa é promover atividades de pesquisa articuladas entre Instituições de Ensino Superior (IES), entidades da sociedade civil e movimentos sociais da Amazônia, contribuindo, dessa forma, para o registro do legado de Paulo Freire na região Norte do país.
A Cátedra Paulo Freire da Amazônia atua no desenvolvimento de atividades de pesquisa, formação, intervenção e publicações, ancoradas pelos trabalhos do renomado educador Paulo Freire. Nesse sentido, a idealização da Chamada de Pesquisa propõe colaborar com essas atividades, na medida em que amplia a rede de investigadores no território amazônico, ao desenvolver uma produção científica sobre o legado de Paulo Freire.
Para a coordenadora da Cátedra, Ivanilde Apoluceno, a chamada possibilitará “integrar diversas pesquisas produzidas por diferentes universidades e entidades civis na Amazônia. Além de fortalecer a produção regional de pesquisa colaborativa relacionada à Educação Popular”.
O resultado final com as propostas de pesquisas aprovadas deverá ser consultado no site da Uepa e no e-mail individual dos proponentes. A aplicabilidade dos projetos selecionados compreende o período de abril de 2017 a abril 2018.
Ao final do período de execução dos projetos, a Cátedra pretende publicar os resultados da investigação em um livro. Propõem-se, com isso, “dar visibilidade e articulação para as pesquisas freireanas, para que elas possam ser feitas em rede de colaboração, pois há muitas produções dispersas na região”, analisa o coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, João Colares Neto.
O edital da Chamada de Pesquisa - com todas as regras e critérios de participação na seleção - pode ser conferido aqui.
Cronograma:
- Data limite para submissão das propostas: 31/03
- Análise das propostas submetidas: 03 a 07/04
- Divulgação do resultado preliminar: 11/04
- Prazo para interposição de recurso: 13/04
- Divulgação final das propostas de pesquisa aprovadas: 17/04
Texto: Marcus Passos
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
Cátedra Paulo Freire da Amazônia lança Chamada de Pesquisa
O Núcleo de Educação Popular (NEP) lança hoje (10), por meio da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, a primeira Chamada de Pesquisa de 2017. O objetivo principal da iniciativa é promover atividades de pesquisa articuladas entre Instituições de Ensino Superior (IES), entidades da sociedade civil e movimentos sociais da Amazônia, contribuindo, dessa forma, para o registro do legado de Paulo Freire na região Norte do país.
A Cátedra Paulo Freire da Amazônia atua no desenvolvimento de atividades de pesquisa, formação, intervenção e publicações, ancoradas pelos trabalhos do renomado educador Paulo Freire. Nesse sentido, a idealização da Chamada de Pesquisa propõe colaborar com essas atividades, na medida em que amplia a rede de investigadores no território amazônico, ao desenvolver uma produção científica sobre o legado de Paulo Freire.
Para a coordenadora da Cátedra, Ivanilde Apoluceno, a chamada possibilitará “integrar diversas pesquisas produzidas por diferentes universidades e entidades civis na Amazônia. Além de fortalecer a produção regional de pesquisa colaborativa relacionada à Educação Popular”.
A apresentação das propostas segue o calendário de 10 de fevereiro a 17 de março. O resultado final com as propostas de pesquisas aprovadas deverá ser consultado no site da Uepa e no e-mail individual dos proponentes. A aplicabilidade dos projetos selecionados compreende o período de abril de 2017 a abril 2018.
Ao final do período de execução dos projetos, a Cátedra pretende publicar os resultados da investigação em um livro. Propõem-se, com isso, “dar visibilidade e articulação para as pesquisas freireanas, para que elas possam ser feitas em rede de colaboração, pois há muitas produções dispersas na região”, analisa o coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, João Colares Neto.
O edital da Chamada de Pesquisa - com todas as regras e critérios de participação na seleção - pode ser conferido aqui.
Cronograma:
- Lançamento da Chamada no site: 10 de fevereiro
- Limite para submissão das propostas: 17 de março
- Divulgação final das pesquisas aprovadas: 03 de abril
Texto: Marcos Araújo
Foto: Nailana Thiely
sexta-feira, 15 de julho de 2016
I Encontro de Filosofia com Crianças e Adolescentes
O NEP promoverá, nos dias 18 e 19 de agosto de 2016, o I Encontro de Filosofia com Crianças e Adolecentes nos Princípios da Educação de Paulo Freire. As inscrições são gratuitas e dão direito a certificado. Inscrições aqui.
O objetivo do evento é debater sobre as possibilidades de realização de um trabalho pedagógico de filosofia com crianças e adolescentes inspirado no legado de Paulo Freire. Pretende também socializar a experiência que o Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Freireana e Filosofia (GETEFF) do NEP vem desenvolvendo há nove anos em escolas públicas da região metropolitana de Belém.
O objetivo do evento é debater sobre as possibilidades de realização de um trabalho pedagógico de filosofia com crianças e adolescentes inspirado no legado de Paulo Freire. Pretende também socializar a experiência que o Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Freireana e Filosofia (GETEFF) do NEP vem desenvolvendo há nove anos em escolas públicas da região metropolitana de Belém.
quarta-feira, 15 de junho de 2016
NEP lança Cátedra Paulo Freire da Amazônia
O NEP realiza, nos dias 15 e 16 de junho de 2016, a XIII Jornada Paulo Freire, com o tema "O legado de Paulo Freire para a educação brasileira e amazônica". O evento objetiva promover a discussão sobre o legado de Paulo Freire, discutir sobre as especificidades da educação popular no contexto amazônico e lançar a Cátedra Paulo Freire da Amazônia.
A programação completa do evento pode ser acessada aqui. Confira também a notícia de lançamento da Cátedra Paulo Freire da Amazônia no site da Universidade do Estado do Pará.
A programação completa do evento pode ser acessada aqui. Confira também a notícia de lançamento da Cátedra Paulo Freire da Amazônia no site da Universidade do Estado do Pará.
sexta-feira, 25 de março de 2016
Descolonizar a Educação
Divulgamos o 149º número da Revista Novamerica, que traz como tema central "Descolonizar a Educação".
Os pesquisadores do NEP Ivanilde Apoluceno de Oliveira e João Colares da Mota Neto publicaram o artigo "O pensamento de Paulo Freire: contribuições e perspectivas descolonizadoras".
Confira: http://novamerica.org.br/Revista_digital/revista_colab.php
Os pesquisadores do NEP Ivanilde Apoluceno de Oliveira e João Colares da Mota Neto publicaram o artigo "O pensamento de Paulo Freire: contribuições e perspectivas descolonizadoras".
Confira: http://novamerica.org.br/Revista_digital/revista_colab.php
Novas publicações de pesquisadores do NEP
Pesquisadores do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire publicam três novos livros sobre educação popular e o legado de Paulo Freire para a educação brasileira e latino-americana.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, em "PAULO FREIRE: gênese da educação intercultural no Brasil", aborda Paulo Freire como precursor da educação intercultural. A autora apresenta as seguintes questões de pesquisa: Ao conceber a cultura como centro de referência em sua concepção de educação popular, a proposta de Paulo Freire pode contribuir para a gênese histórica da interculturalidade no Brasil? A proposta de Freire pode ser considerada intercultural?
Alder de Sousa Dias, autor de "PAULO FREIRE E A ESCOLA DEMOCRÁTICA E POPULAR: parâmetros para sistemas educacionais e à educação de jovens e adultos", mapeia o legado educacional de Paulo Freire no contexto escolar amazônico, tendo como foco a Educação de Jovens e Adultos praticada na vigência da Escola Cabana, proposta pedagógica freireana, adotada no sistema municipal de ensino de Belém do Pará durante os anos de 1997 a 2004.

As três obras foram publicadas pela Editora CRV e podem ser adquiridas online nos seguintes links:
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