quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Resultado dos Selecionados para o Curso de Formação de Educadores Populares

A coordenação do Curso de Formação de Educadores Populares divulga o resultado final dos selecionados, com as seguintes observações:

1) Em face do número elevado de inscritos, em torno de 450, a coordenação decidiu ampliar o número de selecionados para 160 (cento e sessenta) pessoas, representantes de mais de 70 organizações, cuja articulação nos possibilitará fomentar a criação de um Movimento de Educação Popular em Belém, para enfrentar os retrocessos em curso no país.

2) Todos os selecionados atendem integralmente os critérios, ou seja, conformam o público esperado pelo curso (educadores populares, educadores sociais, lideranças comunitárias, defensores dos direitos humanos e militantes de movimentos sociais, culturais e artísticos) e anexaram no formulário eletrônico declaração de atuação social recente, assinada por suas respectivas organizações. Não aceitamos cartas de intenção, fotos de atuação social, auto-declarações, projetos de intervenção, documentos ilegíveis e sem data e assinatura, formulários preenchidos parcialmente e inscrições de outros públicos interessados.

3) As inscrições de pessoas vinculadas à região do Baixo Tocantins foram organizadas à parte, uma vez que haverá um curso nos mesmos moldes, oferecido em Cametá, em data a ser divulgada brevemente, assim como a relação destas pessoas.

4) As inscrições não selecionadas conformarão uma lista de espera, para uma próxima edição do curso, provavelmente no segundo semestre de 2019.

5) Para a abertura do curso, no dia 09/03/2019, às 9h, solicitamos que os selecionados levem bandeiras ou demais símbolos de suas organizações e lutas, para uma mística de abertura, que acontecerá no Espaço de Convivência do CCSE/UEPA, no Hall do Bloco VI, entrada pela Travessa Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo. Em seguida nos dirigiremos ao Auditório Paulo Freire, no mesmo campus, para a apresentação formal do programa do curso, seus objetivos, metodologia e organização. Importante o cumprimento do horário e garantia da frequência dos selecionados.

6) Os selecionados devem levar no primeiro dia documento oficial de identificação, para preenchimento de um pequeno cadastro.

O resultado pode ser obtido neste link.

Agradecemos o interesse pelo curso de todas as organizações, entidades e movimentos em luta pela transformação social e pela educação popular, emancipatória e inclusiva. O sucesso do curso depende do engajamento de todos e todas em sua realização, seja pela frequência e pontualidade, seja pela participação ativa, criativa e propositiva nos debates que serão travados ao longo dos módulos.

Comunicações com a coordenação do curso podem ser feitas pelo e-mail: nep@uepa.br

Saudações freireanas!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Aviso

Informamos aos inscritos no Curso de Formação de Educadores Populares que, em função do número elevado de inscritos (em torno de 450), o trabalho de seleção ainda não pôde ser concluído. Estimamos que a divulgação do resultado saia até esta quinta-feira, 28/02, por meio do site nepuepa2.blogspot.com.
Saudações freireanas!

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Programa completo do Curso de Formação de Educadores Populares

Confiram o programa completo do Curso de Formação de Educadores Populares, com os objetivos, metodologia, ementa dos módulos, nomes dos formadores e calendário completo, clicando neste link


domingo, 10 de fevereiro de 2019

Curso de Formação de Educadores Populares


O Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e a Cátedra Paulo Freire da Amazônia, da Universidade do Estado do Pará, em articulação com a Linha de Pesquisa "Culturas, Etnias e identidade" do Grupo de Pesquisa "Amazônia: História, Cultura e identidades" (UEPA), o Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho, Tecnologia, Humanidades e Organização Social (ETTHOS/IFPA), o Grupo de Estudos Surdos da Amazônia Tocantina (GESAT/UFPA) e o Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), abrem 20 (vinte) inscrições gratuitas para a primeira edição do Curso de Formação de Educadores Populares: Educação Popular, Dilemas da Democracia Brasileira e Resistência.
            O curso está voltado para o público de educadores populares, educadores sociais, lideranças comunitárias, defensores dos direitos humanos e militantes de movimentos sociais, culturais e artísticos. A carga horária total do curso é de 100h, assim distribuídas: 40h (módulos do curso) + 40h (atividades vivenciais nas comunidades e nos movimentos) + 20h (trabalho sistematizador da experiência). 
Os módulos presenciais, com carga horária de 40h, buscarão construir ferramentas teórico-metodológicas do campo da educação popular e o aprofundamento da compreensão crítica da realidade social brasileira. São eles:
1. Formação histórica da sociedade brasileira - colonialismo, capitalismo, racismo e patriarcado
2. Neoliberalismo, crise da democracia e resistência popular
3. Educação popular como estratégia contra-hegemônica
4. Fundamentos filosóficos do pensamento de Paulo Freire
5. Metodologias da educação popular
6. Educação popular e o combate às opressões
7. Educação popular, ética e direitos humanos
8. Educação, comunicação e cultura popular

Abertura do curso:
         Antes dos módulos iniciarem, faremos uma abertura político-cultural-pedagógica do curso, no dia 09/03/2019, às 9h, no Hall do Bloco VI do CCSE/UEPA, entrada pela Tv Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo. Neste dia, além de um acolhimento solidário e cultural dos participantes, será apresentado formalmente o programa do curso aos participantes. 

Local e período do curso:
            O curso será realizado na Universidade do Estado do Pará, no Centro de Ciências Sociais e Educação, na Travessa Djalma Dutra, entre Rua Municipalidade e Rua do Una, bairro do Telégrafo.
            Os encontros acontecerão aos sábados, nos meses de março e abril, no horário de 8h às 13h, conforme o calendário a seguir: 09/03, 16/03, 23/03, 30/03, 06/04, 13/04, 27/04, 04/05 e 11/05/2019.

Procedimentos de inscrição: 
1)   Serão ofertadas 20 (vinte) vagas públicas e gratuitas. Para estas vagas, as inscrições serão realizadas no período de 11 a 22/02/2019, por meio deste formulário eletrônico.
      2)   Poderão se inscrever no curso: educadores populares, educadores sociais, lideranças comunitárias, defensores dos direitos humanos e militantes de movimentos sociais, culturais e artísticos.
    3)  Anexar no formulário eletrônico uma declaração de atuação social em movimentos sociais, culturais e artísticos, centros comunitários, cursinhos populares, associações de bairro, sindicatos, projetos de educação e cultura popular e outros. 
    4)   Comprometer-se com disponibilidade de tempo para participar dos módulos presenciais e realizar as atividades pedagógicas propostas. 
    5)   Os inscritos receberão certificado de participação, desde que cumpram pelo menos 75% da carga horária do curso.

Observação: Caso o número de inscrições exceda o quantitativo de vagas, será feita uma seleção com base nos critérios. Os inscritos que não forem selecionados irão para uma lista de espera para a formação de uma nova turma.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Professora Ivanilde Apoluceno recebe Comenda Honra ao Mérito Educação 2018

No dia 04 de dezembro de 2018, a educação paraense foi prestigiada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em cerimônia honrosa a 30 representantes que foram escolhidos por suas trajetórias e contribuições ao campo educacional, e por isso receberam a Comenda Honra ao Mérito Educação 2018.

Na cerimônia, foi homenageada a professora doutora Ivanilde Apoluceno de Oliveira, docente da UEPA e coordenadora do NEP, que sob fortes aplausos dos que estiveram presentes, recebeu sua medalha e certificado. A trajetória de Ivanilde demostra seu comprometimento com uma educação democrática, popular, crítica, engajada em transformar vidas a partir das próprias vivências dos sujeitos. Por isso, seu trabalho compromete-se em assumir formas humanizadas de educar e educar-se, na politicidade de problematizar exclusões e buscar libertações, do ser e do saber.



quinta-feira, 23 de março de 2017

Programa Paulo Freire Vivo

Confira os 30 programas da série "Paulo Freire Vivo", produzido pela TVUFPB. 
Acesse aqui.

sábado, 18 de março de 2017

Escola de Altos Estudos

    Convidamos a todos para participar da instalação da Escola de Altos Estudos, com o Prof. Michael Apple, que discutirá o tema "Teoria Educacional Crítica e o Legado Freireano", no dia 27/03, às 10h, no Auditório Benedito Nunes da UFPA. 
    Esta é uma atividade organizada pelos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPA, UEPA e PUC/SP, com apoio da CAPES.


sexta-feira, 17 de março de 2017

Cátedra Paulo Freire estende Chamada de Pesquisa

O Núcleo de Educação Popular (NEP) decidiu ampliar a Chamada de Pesquisa da Cátedra Paulo Freire da Amazônia até o dia 31 de março. O objetivo principal da iniciativa é promover atividades de pesquisa articuladas entre Instituições de Ensino Superior (IES), entidades da sociedade civil e movimentos sociais da Amazônia, contribuindo, dessa forma, para o registro do legado de Paulo Freire na região Norte do país.
A Cátedra Paulo Freire da Amazônia atua no desenvolvimento de atividades de pesquisa, formação, intervenção e publicações, ancoradas pelos trabalhos do renomado educador Paulo Freire. Nesse sentido, a idealização da Chamada de Pesquisa propõe colaborar com essas atividades, na medida em que amplia a rede de investigadores no território amazônico, ao desenvolver uma produção científica sobre o legado de Paulo Freire.   
Para a coordenadora da Cátedra, Ivanilde Apoluceno, a chamada possibilitará “integrar diversas pesquisas produzidas por diferentes universidades e entidades civis na Amazônia. Além de fortalecer a produção regional de pesquisa colaborativa relacionada à Educação Popular”.
O resultado final com as propostas de pesquisas aprovadas deverá ser consultado no site da Uepa e no e-mail individual dos proponentes. A aplicabilidade dos projetos selecionados compreende o período de abril de 2017 a abril 2018.
Ao final do período de execução dos projetos, a Cátedra pretende publicar os resultados da investigação em um livro. Propõem-se, com isso, “dar visibilidade e articulação para as pesquisas freireanas, para que elas possam ser feitas em rede de colaboração, pois há muitas produções dispersas na região”, analisa o coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, João Colares Neto.
O edital da Chamada de Pesquisa - com todas as regras e critérios de participação na seleção - pode ser conferido aqui.
Cronograma:
- Data limite para submissão das propostas: 31/03
- Análise das propostas submetidas: 03 a 07/04
- Divulgação do resultado preliminar: 11/04
- Prazo para interposição de recurso: 13/04
- Divulgação final das propostas de pesquisa aprovadas: 17/04
Texto: Marcus Passos

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Cátedra Paulo Freire da Amazônia lança Chamada de Pesquisa

O Núcleo de Educação Popular (NEP) lança hoje (10), por meio da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, a primeira Chamada de Pesquisa de 2017. O objetivo principal da iniciativa é promover atividades de pesquisa articuladas entre Instituições de Ensino Superior (IES), entidades da sociedade civil e movimentos sociais da Amazônia, contribuindo, dessa forma, para o registro do legado de Paulo Freire na região Norte do país.
A Cátedra Paulo Freire da Amazônia atua no desenvolvimento de atividades de pesquisa, formação, intervenção e publicações, ancoradas pelos trabalhos do renomado educador Paulo Freire. Nesse sentido, a idealização da Chamada de Pesquisa propõe colaborar com essas atividades, na medida em que amplia a rede de investigadores no território amazônico, ao desenvolver uma produção científica sobre o legado de Paulo Freire.   
Para a coordenadora da Cátedra, Ivanilde Apoluceno, a chamada possibilitará “integrar diversas pesquisas produzidas por diferentes universidades e entidades civis na Amazônia. Além de fortalecer a produção regional de pesquisa colaborativa relacionada à Educação Popular”.
A apresentação das propostas segue o calendário de 10 de fevereiro a 17 de março. O resultado final com as propostas de pesquisas aprovadas deverá ser consultado no site da Uepa e no e-mail individual dos proponentes. A aplicabilidade dos projetos selecionados compreende o período de abril de 2017 a abril 2018.
Ao final do período de execução dos projetos, a Cátedra pretende publicar os resultados da investigação em um livro. Propõem-se, com isso, “dar visibilidade e articulação para as pesquisas freireanas, para que elas possam ser feitas em rede de colaboração, pois há muitas produções dispersas na região”, analisa o coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, João Colares Neto.
O edital da Chamada de Pesquisa - com todas as regras e critérios de participação na seleção - pode ser conferido aqui.
Cronograma:
- Lançamento da Chamada no site: 10 de fevereiro
- Limite para submissão das propostas: 17 de março
- Divulgação final das pesquisas aprovadas: 03 de abril

Texto: Marcos Araújo
Foto: Nailana Thiely

sexta-feira, 15 de julho de 2016

I Encontro de Filosofia com Crianças e Adolescentes

O NEP promoverá, nos dias 18 e 19 de agosto de 2016, o I Encontro de Filosofia com Crianças e Adolecentes nos Princípios da Educação de Paulo Freire. As inscrições são gratuitas e dão direito a certificado. Inscrições aqui.

O objetivo do evento é debater sobre as possibilidades de realização de um trabalho pedagógico de filosofia com crianças e adolescentes inspirado no legado de Paulo Freire. Pretende também socializar a experiência que o Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Freireana e Filosofia (GETEFF) do NEP vem desenvolvendo há nove anos em escolas públicas da região metropolitana de Belém.





quarta-feira, 15 de junho de 2016

NEP lança Cátedra Paulo Freire da Amazônia

O NEP realiza, nos dias 15 e 16 de junho de 2016, a XIII Jornada Paulo Freire, com o tema "O legado de Paulo Freire para a educação brasileira e amazônica". O evento objetiva promover a discussão sobre o legado de Paulo Freire, discutir sobre as especificidades da educação popular no contexto amazônico e lançar a Cátedra Paulo Freire da Amazônia.

A programação completa do evento pode ser acessada aqui. Confira também a notícia de lançamento da Cátedra Paulo Freire da Amazônia no site da Universidade do Estado do Pará.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Descolonizar a Educação

Divulgamos o 149º número da Revista Novamerica, que traz como tema central "Descolonizar a Educação". 
Os pesquisadores do NEP Ivanilde Apoluceno de Oliveira e João Colares da Mota Neto publicaram o artigo "O pensamento de Paulo Freire: contribuições e perspectivas descolonizadoras".
Confira: http://novamerica.org.br/Revista_digital/revista_colab.php

Novas publicações de pesquisadores do NEP

Pesquisadores do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire publicam três novos livros sobre educação popular e o legado de Paulo Freire para a educação brasileira e latino-americana. 



Ivanilde Apoluceno de Oliveira, em "PAULO FREIRE: gênese da educação intercultural no Brasil", aborda Paulo Freire como precursor da educação intercultural. A autora apresenta as seguintes questões de pesquisa: Ao conceber a cultura como centro de referência em sua concepção de educação popular, a proposta de Paulo Freire pode contribuir para a gênese histórica da interculturalidade no Brasil? A proposta de Freire pode ser considerada intercultural?




Alder de Sousa Dias, autor de "PAULO FREIRE E A ESCOLA DEMOCRÁTICA E POPULAR: parâmetros para sistemas educacionais e à educação de jovens e adultos", mapeia o legado educacional de Paulo Freire no contexto escolar amazônico, tendo como foco a Educação de Jovens e Adultos praticada na vigência da Escola Cabana, proposta pedagógica freireana, adotada no sistema municipal de ensino de Belém do Pará durante os anos de 1997 a 2004. 













João Colares da Mota Neto
, no livro "POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NA AMÉRICA LATINA: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda", analisa a constituição de uma concepção decolonial no pensamento social e pedagógico de Paulo Freire e Orlando Fals Borda, buscando identificar seus aportes (biográficos, epistemológicos, metodológicos e ético-políticos) para a formulação de uma pedagogia decolonial como expressão da educação popular latino-americana.








As três obras foram publicadas pela Editora CRV e podem ser adquiridas online nos seguintes links: