sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Cátedra Paulo Freire da Amazônia lança Chamada de Pesquisa

O Núcleo de Educação Popular (NEP) lança hoje (10), por meio da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, a primeira Chamada de Pesquisa de 2017. O objetivo principal da iniciativa é promover atividades de pesquisa articuladas entre Instituições de Ensino Superior (IES), entidades da sociedade civil e movimentos sociais da Amazônia, contribuindo, dessa forma, para o registro do legado de Paulo Freire na região Norte do país.
A Cátedra Paulo Freire da Amazônia atua no desenvolvimento de atividades de pesquisa, formação, intervenção e publicações, ancoradas pelos trabalhos do renomado educador Paulo Freire. Nesse sentido, a idealização da Chamada de Pesquisa propõe colaborar com essas atividades, na medida em que amplia a rede de investigadores no território amazônico, ao desenvolver uma produção científica sobre o legado de Paulo Freire.   
Para a coordenadora da Cátedra, Ivanilde Apoluceno, a chamada possibilitará “integrar diversas pesquisas produzidas por diferentes universidades e entidades civis na Amazônia. Além de fortalecer a produção regional de pesquisa colaborativa relacionada à Educação Popular”.
A apresentação das propostas segue o calendário de 10 de fevereiro a 17 de março. O resultado final com as propostas de pesquisas aprovadas deverá ser consultado no site da Uepa e no e-mail individual dos proponentes. A aplicabilidade dos projetos selecionados compreende o período de abril de 2017 a abril 2018.
Ao final do período de execução dos projetos, a Cátedra pretende publicar os resultados da investigação em um livro. Propõem-se, com isso, “dar visibilidade e articulação para as pesquisas freireanas, para que elas possam ser feitas em rede de colaboração, pois há muitas produções dispersas na região”, analisa o coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, João Colares Neto.
O edital da Chamada de Pesquisa - com todas as regras e critérios de participação na seleção - pode ser conferido aqui.
Cronograma:
- Lançamento da Chamada no site: 10 de fevereiro
- Limite para submissão das propostas: 17 de março
- Divulgação final das pesquisas aprovadas: 03 de abril

Texto: Marcos Araújo
Foto: Nailana Thiely

Nenhum comentário:

Postar um comentário