Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro e atualmente é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Em sua ideologia, defendia como princípio maior a ideia de educação como um ato político, que não pode ser separado da pedagogia. No Brasil, Paulo Freire foi considerado o Patrono da Educação Brasileira, por meio da Lei nº. 12.612/2012. Se vivo, completaria 98 anos no dia 19 deste mês.
Para homenagear a obra de Paulo Freire, frear a recente disseminação de falsas notícias (conhecidas como Fake News), e abordar as críticas institucionalizadas ao pensamento do educador pernambucano, sobretudo em alguns governos da América Latina, o Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), em aliança com movimentos, organizações e entidades sociais internacionais, mobilizou-se pela construção da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, por meio de um manifesto que objetiva multiplicar ações e programações que celebram o pensamento e práticas do educador.
A iniciativa surgiu do CEAAL enquanto Movimento de Educação Popular fundado pelo próprio Paulo Freire nos anos 1980, com presença em 21 países latinos e no Caribe. Em aliança com um amplo conjunto de entidades, movimentos sociais, associações científicas, educadores populares e intelectuais, nasceu a ideia de se construir uma Campanha para valorizar, ressignificar e reinventar as ideias, sem distorcê-las. O pensamento de Freire continua sendo uma fonte de inspiração fundamental para pesquisas e práticas socioeducacionais críticas, em defesa da educação pública, popular, gratuita e democrática.
Para homenagear a obra de Paulo Freire, frear a recente disseminação de falsas notícias (conhecidas como Fake News), e abordar as críticas institucionalizadas ao pensamento do educador pernambucano, sobretudo em alguns governos da América Latina, o Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), em aliança com movimentos, organizações e entidades sociais internacionais, mobilizou-se pela construção da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, por meio de um manifesto que objetiva multiplicar ações e programações que celebram o pensamento e práticas do educador.
A iniciativa surgiu do CEAAL enquanto Movimento de Educação Popular fundado pelo próprio Paulo Freire nos anos 1980, com presença em 21 países latinos e no Caribe. Em aliança com um amplo conjunto de entidades, movimentos sociais, associações científicas, educadores populares e intelectuais, nasceu a ideia de se construir uma Campanha para valorizar, ressignificar e reinventar as ideias, sem distorcê-las. O pensamento de Freire continua sendo uma fonte de inspiração fundamental para pesquisas e práticas socioeducacionais críticas, em defesa da educação pública, popular, gratuita e democrática.
Para o professor paraense João Colares, representante nacional do CEAAL e professor do Núcleo de Educação Popular (NEP) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Campanha tem um caráter político-pedagógico. "O manifesto foi construído coletivamente pelo CEAAL e pelas demais entidades que participam da campanha. Ele está assinado por centenas de entidades do Brasil e de outros países, além de intelectuais como Leonardo Boff, Frei Betto, Boaventura de Sousa Santos, Pedro Pontual, Moacir Gadotti, Oscar Jara, Rosa Zúñiga, reconhecidos no campo da educação popular, além de assinaturas de vários professores da Uepa também", afirma.
Pedagogia humanista, solidária e sensível: A prática de Paulo Freire na educação, ou sua práxis educativa, como ele preferia chamar, dão ênfase no papel dos sujeitos como principais elaboradores do conhecimento humano, com ênfase ao crescimento, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo e na capacidade de atuar como uma pessoa integrada, a partir do contexto e do repertório de vivências.
O legado de Freire em Belém também é marcado por várias lembranças de afeto ligadas ao ofício de educar. "Algumas questões que eu tinha na minha prática docente foram explicadas após a leitura de alguns dos seus livros. Uma vez um menino entrou na minha sala, era um menino de rua, e eu mandei ele sentar e escrever o nome dele, mas ele não sabia; depois mandei desenhar uma flor, ele disse que não sabia; aí mandei ele desenhar o que quisesse, ele desenhou um revolver, uma faca, um ônibus, um casebre, e um homem deitado no chão que ele disse ser o patrão do pai dele que estaria morto. Esse menino saiu da sala de aula e eu fiquei com aquelas reflexões, me perguntando como ele não sabia desenhar uma flor que parecia tão fácil, mas sabia desenhar um revolver que até hoje eu não consigo desenhar. Isso ficou durante muito tempo na minha cabeça, até que li a abordagem do Paulo Freire, que dizia que a aprendizagem tem que ser significativa ao seu contexto, realidade e experiências de vida. Aprendi com Antônio, o menino de rua, e Paulo Freire, que me respondeu com seu pensamento educacional", relata a professora Ivanilde Apoluceno, coordenadora do NEP.
Mobilização para concessão do título de doutor Honoris Causa , pela Uepa- Um número expressivo de integrantes da comunidade acadêmica da Uepa se mobilizou para concessão do título de Doutor Honoris Causa ao educador Paulo Freire. A proposta foi aprovada no Conselho Universitário (Consun) da Universidade, na reunião desta quarta-feira (11).
Freire foi o brasileiro mais homenageado da história, com mais de 40 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de Educação para a Paz em 1986. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a Lei nº 12.612, que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.
Para a Pró-Reitora de Graduação da Uepa, Ana da Conceição Oliveira, Paulo Freire sempre será uma referência para educadores e pro mundo. "Ele deixou um legado que nós não podemos esquecer. É importante para a Universidade a medida que nós já temos aqui um grupo de pesquisa comprometido com a ideologia defendida por Freire", afirmou.
Programação celebra legado freireano no Pará - A Uepa, por meio do Núcleo de Educação Popular (NEP), promove de 25 a 27 de setembro, o III Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, IV Fórum de Leituras de Paulo Freire da Região Norte e XV Jornada Paulo Freire. A programação ocorre no auditório que também leva o nome do educador, no Campus I da Uepa, situado na travessa Djalma Dutra s/n, bairro do Telégrafo, em Belém.
A programação lançará em Belém a Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, com depoimento em vídeo de Ana Maria Freire, viúva de Paulo Freire, juntamente com o professor costaricense Oscar Jara, gravados especialmente para a abertura do evento.
Também é destaque na programação, palestras com educadores reconhecidos internacionalmente, representantes de comunidades tradicionais e movimentos populares como Pedro Pontual (Presidente honorário do CEAAL), da professora mexicana Rosa Elva Zúñiga López, Natália Szermeta (coordenadora Nacional do MST), Afonso Scocuglia (UFPB) e do professor indígena Marquês Tembé Lira (Aldeia Wyranú). No dia 27, à noite, no Mercado de São Braz, haverá o encerramento do evento com o lançamento público da Campanha e extensa programação cultural.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online, até 25 de setembro, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/ 1FAIpQLSecpd4dsSrg8UMLjZAecQv_ Z0svWpHvgaDwmepzUuBTZxGBZw/ viewform Para ver a programação completa do III Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, IV Fórum de Leituras de Paulo Freire da Região Norte e XV Jornada Paulo Freire , acesse o link: https:// paulofreireamazonia.wixsite. com/2019
Texto e Fotos: Nailana Thiely / Ascom Uepa
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