A coordenação do Curso de Formação de Educadores Populares divulga o resultado final dos selecionados, com as seguintes observações:
1) Em face do número elevado de inscritos, em torno de 450, a coordenação decidiu ampliar o número de selecionados para 160 (cento e sessenta) pessoas, representantes de mais de 70 organizações, cuja articulação nos possibilitará fomentar a criação de um Movimento de Educação Popular em Belém, para enfrentar os retrocessos em curso no país.
2) Todos os selecionados atendem integralmente os critérios, ou seja, conformam o público esperado pelo curso (educadores populares, educadores sociais, lideranças comunitárias, defensores dos direitos humanos e militantes de movimentos sociais, culturais e artísticos) e anexaram no formulário eletrônico declaração de atuação social recente, assinada por suas respectivas organizações. Não aceitamos cartas de intenção, fotos de atuação social, auto-declarações, projetos de intervenção, documentos ilegíveis e sem data e assinatura, formulários preenchidos parcialmente e inscrições de outros públicos interessados.
3) As inscrições de pessoas vinculadas à região do Baixo Tocantins foram organizadas à parte, uma vez que haverá um curso nos mesmos moldes, oferecido em Cametá, em data a ser divulgada brevemente, assim como a relação destas pessoas.
4) As inscrições não selecionadas conformarão uma lista de espera, para uma próxima edição do curso, provavelmente no segundo semestre de 2019.
5) Para a abertura do curso, no dia 09/03/2019, às 9h, solicitamos que os selecionados levem bandeiras ou demais símbolos de suas organizações e lutas, para uma mística de abertura, que acontecerá no Espaço de Convivência do CCSE/UEPA, no Hall do Bloco VI, entrada pela Travessa Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo. Em seguida nos dirigiremos ao Auditório Paulo Freire, no mesmo campus, para a apresentação formal do programa do curso, seus objetivos, metodologia e organização. Importante o cumprimento do horário e garantia da frequência dos selecionados.
6) Os selecionados devem levar no primeiro dia documento oficial de identificação, para preenchimento de um pequeno cadastro.
O resultado pode ser obtido neste link.
Agradecemos o interesse pelo curso de todas as organizações, entidades e movimentos em luta pela transformação social e pela educação popular, emancipatória e inclusiva. O sucesso do curso depende do engajamento de todos e todas em sua realização, seja pela frequência e pontualidade, seja pela participação ativa, criativa e propositiva nos debates que serão travados ao longo dos módulos.
Comunicações com a coordenação do curso podem ser feitas pelo e-mail: nep@uepa.br
Saudações freireanas!
Blog do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Espaço para divulgar as ações do Núcleo, favorecer a comunicação entre freireanos e compartilhar informações diversas relacionadas à Educação Popular, como lançamentos de livros, publicações, eventos, notícias.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019
Aviso
Informamos aos inscritos no Curso de Formação de Educadores Populares que, em função do número elevado de inscritos (em torno de 450), o trabalho de seleção ainda não pôde ser concluído. Estimamos que a divulgação do resultado saia até esta quinta-feira, 28/02, por meio do site nepuepa2.blogspot.com.
Saudações freireanas!
Saudações freireanas!
domingo, 24 de fevereiro de 2019
Programa completo do Curso de Formação de Educadores Populares
Confiram o programa completo do Curso de Formação de Educadores Populares, com os objetivos, metodologia, ementa dos módulos, nomes dos formadores e calendário completo, clicando neste link.
domingo, 10 de fevereiro de 2019
Curso de Formação de Educadores Populares
O
Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e a Cátedra Paulo Freire da Amazônia,
da Universidade do Estado do Pará, em articulação com a Linha de Pesquisa
"Culturas, Etnias e identidade" do Grupo de Pesquisa "Amazônia:
História, Cultura e identidades" (UEPA), o Grupo de Pesquisa Educação,
Trabalho, Tecnologia, Humanidades e Organização Social (ETTHOS/IFPA), o Grupo de
Estudos Surdos da Amazônia Tocantina (GESAT/UFPA) e o Conselho de Educação
Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), abrem 20 (vinte) inscrições gratuitas para a primeira edição do Curso de Formação de Educadores Populares: Educação Popular, Dilemas da
Democracia Brasileira e Resistência.
O curso está
voltado para o público de educadores
populares, educadores sociais, lideranças comunitárias, defensores dos direitos
humanos e militantes de movimentos sociais, culturais e artísticos. A carga horária total do curso é de 100h, assim distribuídas: 40h (módulos do curso) + 40h (atividades vivenciais nas comunidades e nos movimentos) + 20h (trabalho sistematizador da experiência).
Os módulos presenciais, com carga horária de 40h, buscarão construir ferramentas teórico-metodológicas do campo da educação popular e o aprofundamento da compreensão crítica da realidade social brasileira. São eles:
1. Formação histórica da sociedade brasileira - colonialismo, capitalismo, racismo e patriarcado
2. Neoliberalismo, crise da democracia e resistência popular
3. Educação popular como estratégia contra-hegemônica
4. Fundamentos filosóficos do pensamento de Paulo Freire
5. Metodologias da educação popular
6. Educação popular e o combate às opressões
7. Educação popular, ética e direitos humanos
8. Educação, comunicação e cultura popular
Abertura do curso:
Antes dos módulos iniciarem, faremos uma abertura político-cultural-pedagógica do curso, no dia 09/03/2019, às 9h, no Hall do Bloco VI do CCSE/UEPA, entrada pela Tv Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo. Neste dia, além de um acolhimento solidário e cultural dos participantes, será apresentado formalmente o programa do curso aos participantes.
Local e período do curso:
Antes dos módulos iniciarem, faremos uma abertura político-cultural-pedagógica do curso, no dia 09/03/2019, às 9h, no Hall do Bloco VI do CCSE/UEPA, entrada pela Tv Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo. Neste dia, além de um acolhimento solidário e cultural dos participantes, será apresentado formalmente o programa do curso aos participantes.
Local e período do curso:
O curso será realizado na
Universidade do Estado do Pará, no Centro de Ciências Sociais e Educação, na
Travessa Djalma Dutra, entre Rua Municipalidade e Rua do Una, bairro do
Telégrafo.
Os encontros acontecerão aos
sábados, nos meses de março e abril, no horário de 8h às 13h, conforme o
calendário a seguir: 09/03, 16/03, 23/03, 30/03, 06/04, 13/04, 27/04, 04/05 e 11/05/2019.
Procedimentos
de inscrição:
1) Serão
ofertadas 20 (vinte) vagas públicas e gratuitas. Para estas vagas, as
inscrições serão realizadas no período de 11 a 22/02/2019, por meio deste formulário eletrônico.
2) Poderão
se inscrever no curso: educadores populares, educadores sociais, lideranças
comunitárias, defensores dos direitos humanos e militantes de movimentos
sociais, culturais e artísticos.
3) Anexar
no formulário eletrônico uma declaração de atuação social em movimentos
sociais, culturais e artísticos, centros comunitários, cursinhos populares,
associações de bairro, sindicatos, projetos de educação e cultura popular e
outros.
4) Comprometer-se
com disponibilidade de tempo para participar dos módulos presenciais e realizar
as atividades pedagógicas propostas.
5) Os
inscritos receberão certificado de participação, desde que cumpram pelo menos
75% da carga horária do curso.
Observação: Caso o número de inscrições exceda o
quantitativo de vagas, será feita uma seleção com base nos critérios. Os
inscritos que não forem selecionados irão para uma lista de espera para a
formação de uma nova turma.
Assinar:
Postagens (Atom)