quarta-feira, 25 de abril de 2012

NEP no Comité mondial pour les apprentissages tout au long de la vie‏


Em março de 2012 foi publicado o boletim informativo do Comité mondial pour les apprentissages tout au long de la vie (CMA) - Comitê Mundial pela Aprendizagem ao Longo da Vida - e o NEP é destacado como uma experiência brasileira inovadora na área de alfabetização de jovens e adultos. Confiram na página 13 do informativo La Letre du CMA

O NEP é apresentado como uma entidade que trabalha com pessoas que não tiveram possibilidade de ir à escola e que desenvolve uma metodologia de alfabetização que parte das características básicas de cada grupo atendido. Destacam duas experiências atuais (educação com idosos em asilo e educação do campo) e duas experiências anteriores (educação hospitalar com pacientes psiquiátricos e educação social de crianças e adolescentes) do Núcleo. 

Gostaríamos de parabenizar a todos/as os/as educadores/as do NEP por mais este reconhecimento vindo de tão longe! Que continuemos evidenciando, na prática, a atualidade do legado freireano e que o reconhecimento fortaleça nosso engajamento pela educação popular! 


Salto para o Futuro - Série Educação ao Longo da Vida

Salto para o Futuro integra a grade da TV Escola (canal do Ministério da Educação). É uma das faixas de programação do canal dirigida especialmente à formação continuada de professores. Em 2009 foi ao ar a série "Educação ao longo da vida", que apresenta as questões educacionais e sociais que envolvem a educação de jovens e adultos, tendo em vista que o acesso de todos à educação, bem como sua permanência, é um direito que precisa ser garantido pelas políticas públicas. 

A série está organizada em cinco programas:

Programa 1 - Educação de jovens, adultos e idosos
Programa 2 - Práticas não escolares e inclusão
Programa 3 - Políticas e práticas escolares
Programa 4 - Outros olhares sobre a educação ao longo da vida
Programa 5 - Educação ao longo da vida em debate

Clique aqui e assista a todos os programas da série, que evidencia as experiências educacionais do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, entre outras, e contém entrevistas com Luiz Gonzaga Gonçalves (UFPB), Maria Margarida Machado (UFG), Ana Maria Araújo Freire, Afonso Scocuglia (UFPB), Valeria Weigel (UFAM), Maria Clara di Pierro (USP), Ozias de Jesus Soares (UERJ) e Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA), que também foi a consultora da série.