Em março de 2012 foi publicado o boletim informativo do Comité mondial pour les apprentissages tout au long de la vie (CMA) - Comitê Mundial pela Aprendizagem ao Longo da Vida - e o NEP é destacado como uma experiência brasileira inovadora na área de alfabetização de jovens e adultos. Confiram na página 13 do informativo La Letre du CMA.
O NEP é apresentado como uma entidade que trabalha com pessoas que não tiveram possibilidade de ir à escola e que desenvolve uma metodologia de alfabetização que parte das características básicas de cada grupo atendido. Destacam duas experiências atuais (educação com idosos em asilo e educação do campo) e duas experiências anteriores (educação hospitalar com pacientes psiquiátricos e educação social de crianças e adolescentes) do Núcleo.
Gostaríamos de parabenizar a todos/as os/as educadores/as do NEP por mais este reconhecimento vindo de tão longe! Que continuemos evidenciando, na prática, a atualidade do legado freireano e que o reconhecimento fortaleça nosso engajamento pela educação popular!