terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Saberes amazônicos e práticas alfabetizadoras do NEP/UEPA divulgados em revista internacional

A revista internacional Problems of Education in the 21st Century, com sede na Lituânia, acaba de publicar seu Volume 48, dedicado às dimensões internacionais da pesquisa em educação. Os professores da UEPA e pesquisadores do NEP Ivanilde Apoluceno de Oliveira e João Colares da Mota Neto publicaram artigo em que tratam dos saberes culturais e das práticas alfabetizadoras de pessoas jovens, adultas e idosas na Amazônia brasileira, buscando apresentar contribuições para uma epistemologia do Sul. 

O resumo do artigo, publicado em inglês e em russo, CULTURAL KNOWLEDGE AND LITERACY PRACTICES OF YOUNG PEOPLE, ADULTS AND SENIORS IN THE BRAZILIAN AMAZON: CONTRIBUTIONS TO AN EPISTEMOLOGY OF THE SOUTH [КУЛЬТУРНЫЕ ЗНАНИЯ И ОБРАЗОВАТЕЛЬНЫЕ ПРАКТИКИ МОЛОДЕЖИ, ВЗРОСЛЫХ И ПОЖИЛЫХ ЛЮДЕЙ В АМАЗОНИИ: ВКЛАД В ЮЖНУЮ ЭПИСТЕМОЛОГИЮ] pode ser acessado aqui.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Publicação da UNESCO destaca experiência do NEP/UEPA

A Red Regional de Innovaciones Educativas para América Latina y el Caribe da UNESCO destaca experiência de alfabetização de jovens e adultos realizada pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA) no recém-publicado livro: "Políticas y Prácticas en Alfabetización de Personas Jóvenes y Adultas: lecciones desde la práctica innovadora en América Latina y el Caribe". 

O livro está organizado em três partes. Na primeira, apresenta conceitos relacionados às políticas e práticas de alfabetização; na segunda, apresenta algumas boas políticas e práticas na América Latina e no Caribe e, na terceira, desenvolve reflexões finais e sugestões. 

A versão integral do livro pode ser acessada aqui. 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Filosofia com crianças no "Caminhos da UEPA"

‎"Caminhos da UEPA" lança seu último programa, destacando o trabalho de Filosofia com Crianças em Escolas Públicas realizado pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP). Confiram!


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

IV Congresso Internacional Cotidiano



Entre os dias 06 e 09 de agosto de 2012, os pesquisadores do NEP Ivanilde Apoluceno, Tânia Lobato, João Colares, Adriane Lima e Alder Dias participaram do IV Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos, realizado no campus da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, RJ. 

Durante o evento foi apresentada uma comunicação grupal, envolvendo todos os pesquisadores do NEP ali presentes, intitulada "Saberes culturais e práticas educativas cotidianas: contribuições para uma Epistemologia do Sul", além de duas comunicações individuais: "Ética da libertação de Enrique Dussel: caminho de superação do irracionalismo moderno e da exclusão social", de Ivanilde Apoluceno e Alder Dias, e "O cotidiano na pesquisa em educação: reflexões a partir de Henri Lefebvre e Agnes Heller", de João Colares.

Na foto, o encontro entre os nepianos Ivanilde, João e Alder com o filósofo da libertação Enrique Dussel, que fundamenta parte significativa das pesquisas desenvolvidas no interior do NEP.

Acesse o Livro de Resumos e Programação do evento aqui.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Site da Rede Freireana de Pesquisadores

Convidamos a todos/as a acessar o site da Rede Freireana de Pesquisadores, da qual o NEP é um dos grupos de pesquisa integrantes, por meio de sua coordenadora, Profª. Drª. Ivanilde Apoluceno de Oliveira.

A rede foi criada em 2010, articulada em torno do projeto "O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira: análise de sistemas públicos de ensino a partir da década de 90", que recebeu apoio do CNPq no Edital Universal. Tem como objetivo principal analisar a influência de Paulo Freire em sistemas públicos de educação.

Para acessar o site, clique aqui.   

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Abaixo-assinado de Apoio à Carta de Belém (2012)

A Carta de Belém é resultante do 7º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e do 1º Seminário de Educação Popular e Saúde, realizados pelo NEP/UEPA, no período de 19 a 21/06/2012, em parceria com a SEDUC, SESPA e UFPA.

Ela tem como finalidade instar as autoridades federais, estaduais e municipais a se comprometerem na implementação de políticas que garantam a crianças, adolescentes, jovens e/ou adultos em tratamento de saúde o direito à educação, assim como formação, valorização, condições de trabalho e remuneração adequadas aos profissionais da educação que atuam neste contexto.

Neste sentido, solicitamos que todos os interessados em lutar pelo direito à educação assinem e divulguem o abaixo-assinado de apoio à Carta de Belém.  


quarta-feira, 25 de abril de 2012

NEP no Comité mondial pour les apprentissages tout au long de la vie‏


Em março de 2012 foi publicado o boletim informativo do Comité mondial pour les apprentissages tout au long de la vie (CMA) - Comitê Mundial pela Aprendizagem ao Longo da Vida - e o NEP é destacado como uma experiência brasileira inovadora na área de alfabetização de jovens e adultos. Confiram na página 13 do informativo La Letre du CMA

O NEP é apresentado como uma entidade que trabalha com pessoas que não tiveram possibilidade de ir à escola e que desenvolve uma metodologia de alfabetização que parte das características básicas de cada grupo atendido. Destacam duas experiências atuais (educação com idosos em asilo e educação do campo) e duas experiências anteriores (educação hospitalar com pacientes psiquiátricos e educação social de crianças e adolescentes) do Núcleo. 

Gostaríamos de parabenizar a todos/as os/as educadores/as do NEP por mais este reconhecimento vindo de tão longe! Que continuemos evidenciando, na prática, a atualidade do legado freireano e que o reconhecimento fortaleça nosso engajamento pela educação popular! 


Salto para o Futuro - Série Educação ao Longo da Vida

Salto para o Futuro integra a grade da TV Escola (canal do Ministério da Educação). É uma das faixas de programação do canal dirigida especialmente à formação continuada de professores. Em 2009 foi ao ar a série "Educação ao longo da vida", que apresenta as questões educacionais e sociais que envolvem a educação de jovens e adultos, tendo em vista que o acesso de todos à educação, bem como sua permanência, é um direito que precisa ser garantido pelas políticas públicas. 

A série está organizada em cinco programas:

Programa 1 - Educação de jovens, adultos e idosos
Programa 2 - Práticas não escolares e inclusão
Programa 3 - Políticas e práticas escolares
Programa 4 - Outros olhares sobre a educação ao longo da vida
Programa 5 - Educação ao longo da vida em debate

Clique aqui e assista a todos os programas da série, que evidencia as experiências educacionais do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, entre outras, e contém entrevistas com Luiz Gonzaga Gonçalves (UFPB), Maria Margarida Machado (UFG), Ana Maria Araújo Freire, Afonso Scocuglia (UFPB), Valeria Weigel (UFAM), Maria Clara di Pierro (USP), Ozias de Jesus Soares (UERJ) e Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA), que também foi a consultora da série. 


quarta-feira, 14 de março de 2012

"Caminhos da UEPA" destaca as ações do NEP

Está no ar o Programa 26 do "Caminhos da UEPA", que destaca as ações de ensino, pesquisa e extensão do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. 

As filmagens foram feitas no início de dezembro/2011 em alguns dos espaços pedagógicos não escolares atendidos pelo NEP, como uma casa de acolhimento de idosos, um hospital público e um centro comunitário de Belém. 

O Programa, que pode ser visto na página virtual do "Caminhos da UEPA", também está sendo transmitido pela TV Cultura para a capital paraense e mais 80 municípios, em intervalos de programas de grande audiência, como o Sem Censura Pará, Jornal da Noite e Sementes. A versão em áudio do "Caminhos" é difundida pela Rádio Cultura FM e Onda Tropical.

Confiram!


terça-feira, 13 de março de 2012

NEP realiza Círculo de Debates em Educação Popular

No dia 27/03, o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire realizará o Círculo de Debates em Educação Popular: A Pesquisa e a Extensão no NEP.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no local do evento. Participem!

PROGRAMAÇÃO

Dia: 27/03/2012

Local: Sala de Recitais do CCSE/UEPA (Tv. Djalma Dutra, s/n, Telégrafo)

18h30 – Palestra: A Importância da Pesquisa e da Extensão na Constituição da Identidade do Professor: a experiência do NEP.

Palestrante: Prof. Ms. João Colares da Mota Neto (UEPA)

19h30 – Mesa Redonda: Pesquisas e Práticas em Educação Popular
  • Filosofia com Crianças em Escolas Públicas. 
  • Educação Popular em Ambiente Hospitalar. 
  • Educação com Idosos em Espaço não Escolar. 
  • Educação do Campo.

    domingo, 11 de março de 2012

    NEP recebeu Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos

    Em novembro de 2010, a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Ministério da Educação, a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e a Fundação SM anunciaram os vencedores da segunda edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos

    Na terceira categoria, "A Formação, a Pesquisa e a Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos", o NEP foi o vencedor com o projeto "Educação do Campo e Direitos Humanos", fruto do trabalho realizado desde 2001 em comunidades ribeirinhas de São Domingos do Capim (PA).

    Confiram o vídeo abaixo, com depoimentos de alguns dos sujeitos envolvidos com o Projeto.



    sábado, 10 de março de 2012

    Submissão de trabalhos científicos até 30/03

    Submissão de trabalhos científicos (comunicação oral ou pôster) para o 7º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e 1º Seminário de Educação Popular e Saúde pode ser feita até o dia 30/03.

    As normas para apresentação de trabalhos podem ser encontradas no site dos eventos, sendo que as produções devem estar relacionadas a um dos seguintes Eixos Temáticos:

    7° Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar:
    • Currículo: trabalhos que versem sobre a questão da organização curricular do trabalho pedagógico educacional realizado em ambiente hospitalar e atendimento domiciliar; 
    • Avaliação: trabalhos que apresentem reflexão teórico-metodológica sobre os processos de avaliação da aprendizagem na prática cotidiana da escola no hospital; 
    • Práticas Pedagógicas: trabalhos que apresentem análise crítica sobre experiências pedagógico educacionais desenvolvidas em ambiente hospitalar e atendimento domiciliar; 
    • Gestão/Políticas Públicas: trabalhos que discutam questões sobre práticas gestoras no âmbito das políticas do sistema educacional e da gestão das práticas pedagógicas e educacionais desenvolvidas em ambiente hospitalar; 
    • Formação de Professores: trabalhos que abordem reflexões acerca da formação dos profissionais de educação que atuam em classe hospitalar ou em atendimento pedagógico domiciliar. 

    1° Seminário de Educação Popular e Saúde:
    • Práticas Educacionais: trabalhos que versem sobre a prática pedagógica em educação e saúde; 
    • Formação de Educadores: trabalhos que abordem reflexões acerca da formação dos profissionais que atuam em práticas em educação e saúde; 
    • Educação popular e saúde: trabalhos de fundamentos teóricos sobre a educação popular e saúde; 
    • Experiências integradas entre saúde e educação: apresentação de relatos que versem sobre experiências integradas entre saúde e educação.

      sexta-feira, 9 de março de 2012

      NEP organiza 7º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e 1º Seminário de Educação Popular e Saúde


      O NEP/UEPA, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA), organiza o 7º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e o 1º Seminário de Educação Popular e Saúde, que acontecerão em Belém no período de 19 a 21 de junho de 2012.

      Maiores informações sobre inscrição, eixos temáticos e submissão de trabalhos podem ser encontradas no site do evento.

      Revista EccoS publica dossiê temático sobre Paulo Freire

      A Eccos Revista Científica, vinculada à Universidade Nove de Julho (UNINOVE), lançou um número com o Dossiê Temático: Paulo Freire e a Educação de Adultos, contendo artigos de Antonio Joaquim Severino, Carlos Bauer, Danilo Streck, Karine Santos, Rosa Porcaro, Regina Araujo, José Jardilino, Juliano Peroza, Luiza Cortesão e Ivanilde Apoluceno de Oliveira.

      A coordenadora do NEP, Ivanilde Apoluceno, publicou dados parciais de sua pesquisa de pós-doutoramento, realizada em 2011, na PUC/RIO, no artigo "Cultura e Interculturalidade na Educação de Paulo Freire". Confiram! 

      Revista Científica e-curriculum: Edição Especial de Aniversário de Paulo Freire

      A Revista Científica e-curriculum, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP, lançou Edição Especial de Aniversário de Paulo Freire.

      O número conta com artigos assinados por Ana Maria Saul, Osmar Fávero, Mário Sérgio Cortella, Michael Apple, Pedro Pontual, Danilo Streck, Licínio Lima, Antônio Gouvêa Silva, Maria Eliete Santiago, José Batista Neto, Heloísa Szymanski, Balduino Andreola, Gomercindo Ghiggi, Evaldo Pauly, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, João Colares da Mota Neto, Salomão Antônio Muffarej Hage e Moacir Gadotti.

      Os integrantes do NEP Ivanilde Apoluceno e João C. da Mota Neto, em co-autoria com o professor Salomão Hage (UFPA), publicaram o artigo "A Presença de Paulo Freire nos Grupos de Pesquisa do CNPq". Confiram! 

      Programa de alfabetização do NEP é reconhecido pela UNESCO

      O Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos do NEP foi reconhecido como uma "boa prática" pela Red de Innovaciones Educativas Para América Latina y el Caribe (INNOVEMOS) da UNESCO, com sede em Santiago do Chile. 

      A Rede se apresenta como um espaço interativo e foro permanente de reflexão, produção, intercâmbio e difusão de conhecimentos e práticas acerca das inovações e mudanças educativas.

      A experiência do NEP foi reconhecida no Eixo Temático "Diversidade e Equidade" e uma descrição do trabalho pode ser encontrada aqui. 

      NEP na Blogosfera

      Não dá para adiar mais!

      É preciso aproveitar, ao máximo possível, as ferramentas de comunicação disponibilizadas pela Internet. O blog do NEP/UEPA pretende ser um espaço dinâmico, despretensioso, dialógico e informativo, a ser utilizado não apenas pelos educadores que integram este Núcleo Universitário, mas, sobretudo, por todos aqueles interessados em Pesquisas e Práticas de Educação Popular. 

      Se o "diálogo" é uma ideia-força do pensamento de Paulo Freire, entendido por ele não apenas como relação amorosa entre sujeitos que conhecem, mas, também, como relação entre saberes, contextos e culturas, esperamos que este Blog favoreça a interação entre os freireanos do NEP com aqueles de todas as partes do Mundo.