quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Inscrições para Curso de Formação de Educadoras e Educadores Populares das Amazônias - Território Educativo de Ananindeua




O Movimento de Educação Popular do Estado do Pará, vinculado à Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, articulado com a Universidade do Estado do Pará, a Universidade Federal do Pará e diversos coletivos de Educação Popular do Estado do Pará, lança a chamada pública para inscrições no CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES POPULARES DAS AMAZÔNIAS - Território Educativo de Ananindeua, com 40 vagas, carga horária de 180h, inscrições gratuitas, coordenado pelo Coletivo de Mulheres de Ananindeua em Movimento.
Ao longo do primeiro e segundo semestres de 2020, diversas chamadas serão publicadas, correspondentes ao que estamos chamando de Territórios Educativos, que são os espaços onde se desenvolverão os cursos, isso é, bairros populares de Belém e Ananindeua, além de outros municípios do Pará.
O Curso tem como objetivos:
  • Realizar curso de formação de educadoras e educadores populares em diversos territórios das Amazônias, de modo a potencializar ações político-pedagógicas de resistência nas comunidades, nos bairros e nos movimentos sociais, culturais e artísticos.
  • Desenvolver processos de formação política, em diálogo com lutadores/as sociais, a partir das bases populares e nos territórios de resistência.
  • Fortalecer redes de resistência e solidariedade entre movimentos sociais, educadores/as populares, estudantes, lideranças comunitárias, que contribuam para construir a unidade necessária para enfrentar os retrocessos em curso.
  • Valorizar o legado político-educacional de Paulo Freire, recriando-o em contextos concretos de resistência na Amazônia.

Em Ananindeua, após um processo de diálogo com diversos sujeitos e grupos sociais deste município, e sob coordenação do Coletivo de Mulheres de Ananindeua em Movimento, deliberou-se que o Curso terá um enfoque feminista, e que será realizado em diversos espaços do município, de modo a promover a circularidade dos participantes e a descentralização do processo educativo e organizativo.
No quadro abaixo, constam as temáticas dos módulos, as datas, os horários e os locais de cada módulo. Além destes módulos presenciais, o curso incluirá na sua carga horária total atividades socioeducativas do tempo “comunidade” (Pedagogia da Alternância), atividades de sistematização de experiências, elaboração e execução de projetos de intervenção comunitária e de incidência política.

Eixo temático
Data
Horário
Local
Constituição histórica da sociedade brasileira: colonialismo, capitalismo, racismo e patriarcado
04/04/2020

Auditório FAAM
8h – 13h
Pensamento educacional de Paulo Freire: processos metodológicos da Educação Popular
18/04/2020


Auditório FAAM
8h – 13h
Território, identidade, cultura
25/04/2020

Pitágoras Concurso
8h – 13h
Neoliberalismo, crise da democracia e resistência popular

09/05/2020
SEGOV
8h – 13h
Economia Criativa e Economia Solidária em Ananindeua
16/05/2020

DEAM
8h – 13h
Gênero, Sexualidade e Geração na Educação Popular
23/05/2020
AMCN5
8h – 13h
Sujeitos, comunidades tradicionais e coletivos populares
30/05/2020
Comunidade quilombola do Abacatau
8h – 13h
Combate às opressões de mulheres, raça, classe e sexualidade
06/06/2020
DEAM
8h – 13h
Resistência Popular: as experiências de Ananindeua
13/06/2020
DEAM
8h – 13h
Elaboração de projetos de intervenção
20/06/2020
Complexo do 8
8h – 13h

Inscrições: de 12 de fevereiro a 10 de março de 2020, por meio do preenchimento deste formulário eletrônico.
  
Critérios para inscrição:
- Desenvolver em comunidades populares de Ananindeua ou adjascências ações sociais, educacionais, culturais ou artísticas. Ao preencher o formulário, deverá ser anexada uma declaração da organização, do movimento ou da entidade de que faz parte, informando sua participação em ações socioeducativas ou artístico-culturais.
- Possuir disponibilidade para frequentar os módulos presenciais.
- Comprometer-se em desenvolver as atividades pedagógicas do curso, que compreenderão não apenas a participação nos módulos presenciais, mas também outras atividades do tempo “comunidade” (Pedagogia da Alternância), como a sistematização da experiência, a elaboração e execução de projetos de intervenção comunitária.

Processo de seleção:
- após as inscrições, faremos a homologação das/os candidatas/os que atendem aos critérios. A homologação será divulgada no dia 13/03/2020;
- se mais de 40 pessoas inscritas atenderem aos critérios, realizaremos um processo de seleção baseado em entrevista, cujo foco recairá nas expectativas quanto ao curso, disponibilidade para cursá-lo integralmente, desenvolvimento de ações socioeducacionais ou artístico-culturais em Ananindeua;
- as entrevistas ocorrerão no período de 16 a 18/03/2020, em local a ser informado posteriormente;
- o resultado das entrevistas e o resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 23/03/2020.

Certificação: os certificados, com a carga horária de 180h, que compreende os módulos presenciais e as demais atividades pedagógicas planejadas, serão emitidos pela Universidade do Estado do Pará.

Coletivos organizadores:
- Coletivo de Mulheres de Ananindeua em Movimento (CMAM)
- Movimento de Educação Popular do Estado do Pará
- Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Gêneros, Feminismos e Interseccionalidades (UFPA)
- Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA)
- Cátedra Paulo Freire da Amazônia
- Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA)
- Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/UFPA)
- Grupo de Pesquisa "Amazônia: História, Cultura e Identidades", Linha de Pesquisa "Culturas, Etnias e Identidades"
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Pensamento Social e Educacional das Margens Amazônicas (UEPA)
- Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL)

Dúvidas?
Adriane Lima: adrianelima29@yahoo.com.br 

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Evento lança manifesto internacional em defesa do legado de Paulo Freire

Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro e atualmente é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Em sua ideologia, defendia como princípio maior a ideia de educação como um ato político, que não pode ser separado da pedagogia. No Brasil, Paulo Freire foi considerado o Patrono da Educação Brasileira, por meio da Lei nº. 12.612/2012. Se vivo, completaria 98 anos no dia 19 deste mês.

Para homenagear a obra de Paulo Freire, frear a recente disseminação de falsas notícias (conhecidas como Fake News), e abordar as críticas institucionalizadas ao pensamento do educador pernambucano, sobretudo em alguns governos da América Latina, o Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), em aliança com movimentos, organizações e entidades sociais internacionais, mobilizou-se pela construção da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, por meio de um manifesto que objetiva multiplicar ações e programações que celebram o pensamento e práticas do educador.

A iniciativa surgiu do CEAAL enquanto Movimento de Educação Popular fundado pelo próprio Paulo Freire nos anos 1980, com presença em 21 países latinos e no Caribe. Em aliança com um amplo conjunto de entidades, movimentos sociais, associações científicas, educadores populares e intelectuais, nasceu a ideia de se construir uma Campanha para valorizar, ressignificar e reinventar as ideias, sem distorcê-las. O pensamento de Freire continua sendo uma fonte de inspiração fundamental para pesquisas e práticas socioeducacionais críticas, em defesa da educação pública, popular, gratuita e democrática. 

Para o professor paraense João Colares, representante nacional do CEAAL e professor do Núcleo de Educação Popular (NEP) da Universidade do Estado do Pará (Uepa),  a Campanha tem um caráter político-pedagógico. "O manifesto foi construído coletivamente pelo CEAAL e pelas demais entidades que participam da campanha. Ele está assinado por centenas de entidades do Brasil e de outros países, além de intelectuais como Leonardo Boff, Frei Betto, Boaventura de Sousa Santos, Pedro Pontual, Moacir Gadotti, Oscar Jara, Rosa Zúñiga, reconhecidos no campo da educação popular, além de assinaturas de vários professores da Uepa também", afirma.

Pedagogia humanista, solidária e sensível: A prática de Paulo Freire na educação, ou sua práxis educativa, como ele preferia chamar, dão ênfase no papel dos sujeitos como principais elaboradores do conhecimento humano, com ênfase ao crescimento, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo e na capacidade de atuar como uma pessoa integrada, a partir do contexto e do repertório de vivências.

O legado de Freire em Belém também é marcado por várias lembranças de afeto ligadas ao ofício de educar.  "Algumas questões que eu tinha na minha prática docente foram explicadas após a leitura de alguns dos seus livros. Uma vez um menino entrou na minha sala, era um menino de rua, e eu mandei ele sentar e escrever o nome dele, mas ele não sabia; depois mandei desenhar uma flor, ele disse que não sabia; aí mandei ele desenhar o que quisesse, ele desenhou um revolver, uma faca, um ônibus, um casebre, e um homem deitado no chão que ele disse ser o patrão do pai dele que estaria morto. Esse menino saiu da sala de aula e eu fiquei com aquelas reflexões, me perguntando como ele não sabia desenhar uma flor que parecia tão fácil, mas sabia desenhar um revolver que até hoje eu não consigo desenhar. Isso ficou durante muito tempo na minha cabeça, até que li a abordagem do Paulo Freire, que dizia que a aprendizagem tem que ser significativa ao seu contexto, realidade e experiências de vida. Aprendi com Antônio, o menino de rua, e Paulo Freire, que me respondeu com seu pensamento educacional", relata a professora Ivanilde Apoluceno, coordenadora do NEP.


Mobilização para concessão do título de doutor Honoris Causa , pela Uepa- Um número expressivo de integrantes da comunidade acadêmica da Uepa se mobilizou para concessão do título de Doutor Honoris Causa ao educador Paulo Freire. A proposta foi aprovada no Conselho Universitário (Consun) da Universidade, na reunião desta quarta-feira (11).
Freire foi o brasileiro mais homenageado da história, com mais de 40 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de Educação para a Paz em 1986. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a Lei nº 12.612, que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.  
Para a Pró-Reitora de Graduação da Uepa, Ana da Conceição Oliveira, Paulo Freire sempre será uma referência para educadores e pro mundo. "Ele deixou um legado que nós não podemos esquecer. É importante para a Universidade a medida que nós já temos aqui um grupo de pesquisa comprometido com a ideologia defendida por Freire", afirmou.

Programação celebra legado freireano no Pará - A Uepa, por meio do Núcleo de Educação Popular (NEP), promove de 25 a 27 de setembro, o III Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, IV Fórum de Leituras de Paulo Freire da Região Norte e XV Jornada Paulo Freire. A programação ocorre no auditório que também leva o nome do educador, no Campus I da Uepa, situado na travessa Djalma Dutra s/n, bairro do Telégrafo, em Belém.
A programação lançará em Belém a Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, com depoimento em vídeo de Ana Maria Freire, viúva de Paulo Freire, juntamente com o professor costaricense Oscar Jara, gravados especialmente para a abertura do evento.
 
Também é destaque na programação, palestras com educadores reconhecidos internacionalmente, representantes de comunidades tradicionais e movimentos populares como Pedro Pontual (Presidente honorário do CEAAL), da professora mexicana Rosa Elva Zúñiga López, Natália Szermeta (coordenadora Nacional do MST), Afonso Scocuglia (UFPB) e do professor indígena Marquês Tembé Lira (Aldeia Wyranú). No dia 27, à noite, no Mercado de São Braz, haverá o encerramento do evento com o lançamento público da Campanha e extensa programação cultural.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online, até 25 de setembro, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecpd4dsSrg8UMLjZAecQv_Z0svWpHvgaDwmepzUuBTZxGBZw/viewform 


Para ver a programação completa do III Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, IV Fórum de Leituras de Paulo Freire da Região Norte e XV Jornada Paulo Freire , acesse o link: https://paulofreireamazonia.wixsite.com/2019 


Texto e Fotos: Nailana Thiely / Ascom Uepa

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Uepa outorga título de Doutor Honoris Causa a Paulo Freire

APROVADO O TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA AO PAULO FREIRE OUTORGADO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ!

No marco da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire e com apoio de centenas de professores, alunos e técnicos da UEPA, Grupos de Pesquisa, SINDUEPA, DCE, Centros Acadêmicos, Coordenações de Curso, Departamentos Acadêmicos, CONCEN/CCSE e diversos Movimentos de Educação Popular do Estado do Pará, conseguimos aprovar no Conselho Superior da UEPA, no dia de hoje (11/09/2019), a concessão do título de doutor honoris causa ao Paulo Freire.

Trata-se de uma vitória coletiva envolvendo muitas mãos e apoios, em homenagem ao Patrono da Educação Brasileira e agora também Doutor pela Universidade do Estado do Pará. Para nossa comunidade acadêmica, significa um ato que dignifica nossa Universidade que, ao prestar honraria a Paulo Freire, diz que não aceitará cerceamento ao pensamento crítico e à liberdade de expressão. Para o movimento em defesa do legado de Paulo Freire, este é mais um gesto que fortalece nossa luta pela Educação Popular, Pública, Gratuita e Democrática.

Convidamos a todas e todos para o evento que lançará, na Amazônia, a Campanha em Defesa do Legado de Paulo Freire e lá poderemos articular juntxs outras frentes de luta e resistência: https://paulofreireamazonia.wixsite.com/2019

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Divulgação dos resultados

Divulgamos o resultado dos trabalhos aprovados para o III Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, IV Fórum de Leituras de Paulo Freire da Região Norte e XV Jornada Paulo Freire. Para consultar o resultado, acesse a página: https://paulofreireamazonia.wixsite.com/2019/resultados

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Convite para 8º módulo

Convidamos os/as participantes do Curso de Formação de Educadores Populares para o seu 8º e último módulo, "Educação, comunicação e cultura popular", no dia 01/06/2019.

Conforme orientado, neste dia os/as participantes devem entregar uma via impressa do trabalho final de sistematização de experiências, seguindo as diretrizes apresentadas ao longo do curso e publicadas no Blog do NEP: http://nepuepa2.blogspot.com/2019/05/orientacoes-para-o-trabalho-final-de.html

Enviar uma cópia do trabalho para o e-mail nep@uepa.br.


quarta-feira, 8 de maio de 2019

Convite 7º módulo


Oficina: Educação popular como formação política

O Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) e a Ação Educativa convidam educadoras(es) populares, estudantes, ativistas, integrantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, universidades e cursinhos populares e público geral interessado a participar da OFICINA: EDUCAÇÃO POPULAR COMO FORMAÇÃO POLÍTICA, a ser realizada no dia 08/06/2019, em São Paulo, no Centro de Formação da Ação Educativa.

A atividade será conduzida por Pedro Carvalho Pontual, Roberto Catelli Jr., Raimunda Oliveira e João Colares, com o objetivo de discutir a educação popular como formação política, tendo por base o legado de Paulo Freire. Espera fortalecer as possibilidades de articulação entre movimentos e instituições relacionados à educação popular vinculados ao CEAAL e outros participantes.

De forma mais específica, pretende: a) discutir estratégias de fortalecimento do trabalho de base a partir da Educação Popular no Brasil, com a participação de movimentos sociais; b)
estabelecer marcos para a construção de uma Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire.

Inscrições e outras informações podem ser obtidas neste link

domingo, 5 de maio de 2019

Próximos módulos do Curso de Formação de Educadores Populares

Informamos que o 7º módulo do Curso de Formação de Educadores Populares, "Educação popular e o combate às opressões: processos de inclusão/exclusão de pessoas com deficiência", acontecerá no dia 11/05/2019.

O 8º e último módulo, "Educação, comunicação e cultura popular", será ministrado no dia 01/06/2019, no Auditório Paulo Freire do CCSE/UEPA.

Recomendações de leitura

Recomendamos a todos/as, mas especialmente aos participantes do Curso de Formação de Educadores Populares, as seguintes indicações bibliográficas:

- Diccionario Paulo Freire (em espanhol), organizado por Danilo Streck, Euclides Redin e Jaime Zitkoski, publicado pelo CEAAL.

- Paulo Freire, educar para transformar: fotobiografia, elaborado por Carlos Rodrigues Brandão e publicado pelo Mercado Cultural.


Orientações para o trabalho final de sistematização

Aos participantes do Curso de Formação de Educadores Populares, disponibilizamos as orientações do processo de sistematização do trabalho social/comunitário, bem como o formato para o trabalho final do curso, a ser entregue em forma impressa no dia 01/06/2019 e enviado por e-mail para nep@uepa.br. Informamos que a entrega do trabalho final no prazo é condição necessária para certificação.

Clique aqui para abrir o arquivo.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Conferência: Educación Popular en América Latina y Ruralidades

Compartilhamos a conferência "Educación Popular en América Latina y Ruralidades", proferida pelo Prof. Dr. João Colares da Mota Neto para o V Coloquio Internacional de Investigación Formativa en la Educación Superior, promovido pela Universidad Santo Tomás, de Colômbia.


quinta-feira, 25 de abril de 2019

Submissão de trabalhos prorrogada até 15/05/2019

ATENÇÃO!
As inscrições para submissão de trabalhos para o III Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, IV Fórum de Leituras de Paulo Freire da Região Norte e XV Jornada Paulo Freire foram prorrogadas até 15/05/2019.
Não percam a oportunidade de socializar suas pesquisas e experiências no maior evento de Educação Popular da Região Norte do país.
Submissões: https://paulofreireamazonia.wixsite.com/2019



quarta-feira, 24 de abril de 2019

Aviso

Informamos aos participantes do Curso de Formação de Educadores Populares que neste sábado, 27/04, não haverá módulo, em função de prova de Concurso Público que acontecerá no campus do CCSE-UEPA. Desse modo, o próximo módulo, "Educação popular e o combate às opressões: interseccionalidades de gênero, sexualidade, raça e classe", fica transferido para o dia 04/05.

domingo, 14 de abril de 2019

Aviso

Informamos aos participantes do Curso de Formação de Educadores Populares que, em função do feriado do dia 19/04, o 6° módulo do curso, "Educação popular e o combate às opressões: intersecccionalidades de gênero, sexualidade, raça e classe", com a Profa. Dra. Adriane Lima e o Prof. Me. Rafael Grigório, ocorrerá no dia 27/04/2019.