sexta-feira, 25 de março de 2016

Novas publicações de pesquisadores do NEP

Pesquisadores do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire publicam três novos livros sobre educação popular e o legado de Paulo Freire para a educação brasileira e latino-americana. 



Ivanilde Apoluceno de Oliveira, em "PAULO FREIRE: gênese da educação intercultural no Brasil", aborda Paulo Freire como precursor da educação intercultural. A autora apresenta as seguintes questões de pesquisa: Ao conceber a cultura como centro de referência em sua concepção de educação popular, a proposta de Paulo Freire pode contribuir para a gênese histórica da interculturalidade no Brasil? A proposta de Freire pode ser considerada intercultural?




Alder de Sousa Dias, autor de "PAULO FREIRE E A ESCOLA DEMOCRÁTICA E POPULAR: parâmetros para sistemas educacionais e à educação de jovens e adultos", mapeia o legado educacional de Paulo Freire no contexto escolar amazônico, tendo como foco a Educação de Jovens e Adultos praticada na vigência da Escola Cabana, proposta pedagógica freireana, adotada no sistema municipal de ensino de Belém do Pará durante os anos de 1997 a 2004. 













João Colares da Mota Neto
, no livro "POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NA AMÉRICA LATINA: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda", analisa a constituição de uma concepção decolonial no pensamento social e pedagógico de Paulo Freire e Orlando Fals Borda, buscando identificar seus aportes (biográficos, epistemológicos, metodológicos e ético-políticos) para a formulação de uma pedagogia decolonial como expressão da educação popular latino-americana.








As três obras foram publicadas pela Editora CRV e podem ser adquiridas online nos seguintes links: 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

NEP participa de encontro do CEAAL

Entre os dias 24 e 26 de setembro de 2015 o Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) realizou em Assunção, no Paraguai, o seu Encontro Cone Sul/Brasil, reunindo educadores populares da Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Brasil, com o objetivo de construir propostas coletivas de educação popular a serem implementadas nas diversas regiões da América Latina, a partir da análise histórica, do contexto da realidade global e dos processos regionais dos países envolvidos.

O Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, recém filiado ao CEAAL, esteve representado no Encontro pelo Prof. João Colares, que também apresentou o trabalho "Educação Popular na Amazônia Brasileira: a experiência do NEP/UEPA" no Seminario Taller Internacional La Educación Popular como una herramienta para la transformación social, realizado no dia 26/09 no Instituto Superior de Estudios Humanísticos y Filosóficos San Francico Javier, em Assunção. 

                           Representantes do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai.


                                          Cartaz de divulgação do Seminario Taller

quarta-feira, 1 de julho de 2015

O legado de Paulo Freire na atualidade

A atualidade do pensamento de um dos mais importantes educadores do Brasil foi tema do seminário organizado, dia 23/06, pelo Departamento de Educação da PUC-RIO. Paulo Freire é reconhecido internacionalmente pela filosofia educacional humanista e libertadora. Para falar do legado deixado pelo pernambucano, professores relembraram a trajetória do pensador pelo mundo, no período em que foi exilado pela ditadura militar brasileira, e o método pedagógico inclusivo, marca freireana, que fez parte de toda a sua vida.

O dia de reflexões sobre o educador teve início com a professora da Universidade Elisa Siqueira e o professor da UFF Osmar Fávero, que debateram sobre as fichas de cultura do sistema de alfabetização.

Na parte da tarde, a professora Maria Inês Marcondes discutiu sobre o contexto Latino-Americano e nos Estados Unidos e o reconhecimento internacional do autor. Para compor a mesa-redonda, as professoras da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Ivanilde Oliveira e Tania Lobato debateram sobre a relação de Freire com a América Latina. No desfecho da programação, o professor da UEPA João da Mota Neto palestrou sobre a característica decolonial de denúncias e de libertação do pernambucano.

Mais que alfabetizar, o objetivo de Paulo Freire (1921-1997) era incentivar, por meio da educação, as classes desfavorecidas, os oprimidos, a se libertarem e se transformarem em donos de suas ações e de suas histórias. Por isso, a filosofia do pensador é contemporânea e universal, pois, seu discurso se estende por todos os excluídos. Nesse sentido, a principal obra do autor é intitulada Pedagogia do oprimido, na qual está presente a essência de ideologia que defendeu em vida. Um dos trabalhos mais conhecidos é o método de alfabetização de adultos, que, inclusive, recebeu o nome de Freire.

De acordo com a professora Maria Inês, Paulo Freire trouxe o ponto de vista da nova na educação, que não é somente um método de ensino, mas como uma concepção crítica, já apontava a desvalorização que os professores sofrem hoje.

— Freire apresentou uma nova teoria do conhecimento, uma visão de mundo. Essa ligação da pedagogia com a cultura e com a problemática social.

Para a professora Ivanilde, o pensamento de Paulo Freire é contemporâneo porque vai além do campo político. De acordo com ela, a pedagogia inclusiva do autor torna qualquer oprimido parte da discussão, e isso envolve questão de etnia, de gênero e de qualquer outra forma de exclusão, além de ser necessária para a formação social das pessoas.

— Paulo Freire não traz apenas a perspectiva política, ele traz, sobretudo, a perspectiva ética. Faz criticas ao sistema neoliberal, ao seu fatalismo e ao imobilismo desse sistema, às desigualdades sociais. Ele foi uma pessoa que trouxe princípios e práticas educacionais voltadas para as pessoas excluídas, das classes populares. Ressalta a importância de construirmos uma educação humanista, solidária, colaborativa, que forme pessoas mais humanas.

O professor Mota Neto afirma que o aspecto político da obra de Freire não pode ser negado porque o educador propôs um método educacional que modificasse totalmente a estrutura social.

— Nós não podemos reduzir Freire apenas a criador de uma proposta metodológica. Ele produziu um pensamento pedagógico eminentemente político que estava ligado diretamente à ideia de que era preciso transformar radicalmente a sociedade. De forma que a sociedade a ser construída fosse solidária, democrática, justa, em que não haja oprimidos e opressores, ricos e pobres, explorados e exploradores.

(Texto de Diogo Maduell, publicado no Jornal da PUC).

terça-feira, 12 de maio de 2015

Educadores do NEP participam de eventos em Macapá

Nos últimos dias 6, 7 e 8 o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire - NEP marcou presença no I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá e III Fórum das Licenciaturas, ambos promovidos pela Universidade do Estado do Amapá - UEAP.

A abertura do evento contou com a presença de pesquisadores renomados no campo da educação, os quais dedicaram-se a refletir sobre as perspectivas de renovação dos currículos escolares, reunindo nomes como a Professora Drª. Sílvia Nogueira Chaves, docente da Universidade Federal do Pará - UFPA; Professor Dr. Cipriano Luckesi, da Universidade Federal da Bahia - UFBA; Professora Drª. Gilda Di Fabio Di Anglat, da Argentina; Professor Dr. Marcelo Sena Guimarães, da Unirio e a Professora Drª. Ivanilde Apoluceno de Oliveira, coordenadora do NEP, que fez uma reflexão sobre a construção do currículo da formação de professores na Amazônia.

A partir dessa temática, os cursos de Licenciatura da Universidade do Estado do Amapá dialogaram durante os três dias do evento sobre os desafios de se desenvolver grupos de pesquisa no campo da educação no estado do Amapá. Nesse sentido, a fim de fortalecer o diálogo, foram realizadas rodas de conversas e mesas de discussão com grupos de pesquisas de diferentes instituições do ensino superior. Dentre esses grupos, estavam presentes seis estudantes do NEP, que participaram de uma mesa redonda e descreveram a organização do Núcleo, bem como as suas ações, pautadas pelo tripé ensino, pesquisa e extensão.

O trabalho de extensão do NEP foi o grande destaque do debate, dada a curiosidade do público presente no auditório da UEAP, onde ocorreu a apresentação. Ao depararem-se com atividades educativas realizadas não apenas na escola, mas também em outros ambientes, como hospitais e asilos, os participantes debateram sobre as possibilidades de uma educação popular emancipadora na Amazônia. Foi discutido, ainda, sobre os impactos deste trabalho na formação universitária dos educadores populares, o papel transformador da universidade e a produção do conhecimento em diálogo com as comunidades populares. 

Texto: Isabell Neri
Edição: João Colares da Mota Neto

quarta-feira, 22 de abril de 2015

XII Jornada Paulo Freire e II Seminário Interinstitucional PPGED-UEPA e PUC-RIO

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), promove o II Seminário Interinstitucional com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e a XII Jornada Paulo Freire, de 28 a 30 de abril. Os eventos fazem parte da programação em comemoração aos dez anos do PPGED.

Educação popular, práticas educacionais e as influências de Paulo Freire na América Latina são alguns dos temas que serão debatidos no evento. Também serão apresentados os resultados das pesquisas e as experiências educativas do Projeto Casadinho, projeto de intercâmbio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC). O Casadinho faz pesquisas sobre o desenvolvimento do pensamento de Freire no contexto latino-americano.

“Este ano, todos os eventos do Programa ou dos grupos de pesquisas de docentes que estão vinculados a ele serão incluídos nas atividades de comemorações do PPGED. Com esses eventos daremos visibilidade ao que o Programa vem desenvolvendo nos dez anos de sua existência”, ressalta a coordenadora do Mestrado em Educação, Ivanilde Apoluceno.

A influência de Paulo Freire

O pensador é um dos mais influentes pesquisadores no campo da educação popular de jovens e adultos, não só no Brasil, mas em diversos países. Segundo a professora Ivanilde Apoluceno, Freire “trata a educação de forma ética e política compromissada com o processo de inclusão social e a transformação da sociedade para ser mais justa e solidária”.

Nos últimos protestos realizados contra o atual governo do Brasil, um dos cartazes de manifestantes exibia a faixa “Fora Paulo Freire”. A coordenadora do PPGED explica que “por tratar de uma pedagogia crítica, não se constitui em uma educação alienadora, tal como algumas pessoas pensam de forma errônea. A rejeição em grande parte é pelo desconhecimento da obra de Paulo Freire ou de interpretações equivocadas de suas leituras”.

O PPGED

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Uepa é um dos programas na área de educação mais procurados do estado. De 2007 a 2014, o programa teve 181 dissertações defendidas. Durante os 10 anos de existência houve um aumento do número de docente. Hoje conta com 17 docentes, sendo 11 deles pós-doutores.

“Temos duas linhas de pesquisas: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e Saberes Culturais e Educação na Amazônia, que vêm contribuindo para consolidar a pesquisa nestas duas linhas de investigação na Amazônia”, ressalta a professora a coordenadora do Programa.

Inscrições

As inscrições para o II Seminário Interinstitucional com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e a XII Jornada Paulo Freire são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de abril por meio do email ppgeduepa@hotmail.com. A programação ocorre no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, no bairro do Telégrafo em Belém.

Confira a programação completa

Texto: Igor Augusto (ASCOM/UEPA)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Lançamento das novas obras do NEP

O Núcleo de Educação Popular Paulo Freire lança, via Editora da Universidade do Estado do Pará, seus dois novos livros: Práticas de Escolarização em Salas de Recursos Multifuncionais: dizeres de professores e alunos, organizado pela Profª. Ivanilde Apoluceno de Oliveira; e Educação de Jovens e Adultos: pesquisas e memórias, organizado pelos professores Ivanilde Apoluceno, João Colares da Mota Neto e Tânia Regina Lobato dos Santos.

Data e horário: 18 de dezembro, às 9h
Local: Hall da Reitoria da UEPA (Rua do Una, nº. 156 - Telégrafo)

      


sábado, 25 de outubro de 2014

NEP promove XI Jornada Paulo Freire e IV Encontro de Educação Inclusiva e Diversidade na Amazônia Paraense

Nos dias 06 e 07 de novembro de 2014 o NEP promoverá, no Auditório do CCSE/UEPA, a XI Jornada Paulo Freire e o IV Encontro de Educação Inclusiva e Diversidade na Amazônia Paraense, com o tema "Educação Popular e Inclusão Socioeducacional", tendo como objetivos refletir sobre os desafios da construção de uma educação inclusiva e para a diversidade na Amazônia e socializar as ações de ensino, pesquisa e extensão do Núcleo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do e-mail jornadapf2014@gmail.com.  

Confira, abaixo, a programação do evento.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 06.11.2014
MANHÃ
8h: 30 - 9h    Credenciamento
9h - 9h30    Abertura
9h30 - 10h    Programação cultural com o coral de libras: Voz das mãos.
10h - 11h - Conferência de Abertura
Tema: A Educação Inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas
Conferencista:   Scheilla de Castro Abbud Viena (UEPA)
Mediadora:   Ivanilde Apoluceno de Oliveira

11h – 12h   Exposição de vídeos sobre as atividades do NEP


TARDE
14h30 -15h    Apresentação do Espaço Acolher
15h - 18h    Roda de conversa: Práticas Extensionistas do NEP
Participantes:
Tarcísio André - Lar da providencia
Isabell Neri – Centro comunitário da Guanabara
Cleuma Barbosa – Filosofia com crianças
Amanda Dias – Educação Sexual
Assuélen Junqueira – Ambiente hospitalar - Espaço Acolher
Mediadora:  Marlen Lorena

14h – 17h    Mostra Espaço Acolher e Atividades de Extensão do NEP (Hall Bloco VI)

DIA 07.11.2014

MANHÃ
8h:30 - 10h  Roda de Conversa:
Tema:   Educação do campo e atingidos por barragens na Amazônia
Participante:   Sergio Roberto Corrêa (UEPA)
10h – 12h    Mesa Redonda: Estudos sobre a Educação popular do NEP
Participantes:
Milene Vasconcelos - Educação de jovens e Adultos em ambientes não escolares
Lyandra Matos - Filosofia com crianças em escolas públicas
Margarida Maria Rodrigues - Educação de Jovens e Adultos em ambientes não escolares
Gabriela Faval - Educação sexual em escolas públicas
Mediador:   Diemmenson Santos

TARDE
14h30 -15h   Teatro de filosofia com crianças
15h - 17:30   Mesa Redonda: Pesquisas sobre Salas de recursos multifuncionais
Participantes:
Hildete dos Anjos (Marabá); Tânia Lobato (Belém); Wanderléa Medeiros (Marituba); Janete Benjamin (Barcarena)
Mediadora:  Waldma Oliveira
17h30 – 18h 30    Palestra: Educação inclusiva e história de vida de professores
Palestrante:   Hildete Pereira dos Anjos (UNIFESSPA)
Mediador:   Carlos Luã
18h 30   Encerramento e lançamento de livros

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

NEP apoia evento na UEAP

A Universidade do Estado do Amapá (UEAP), por meio do seu Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (Gepea), promoverá, no dia 22 de outubro de 2014, o Seminário Políticas e Práticas em Educação Especial, EJA, Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola no Estado do Amapá, com o tema "Educação na Modernidade - Políticas e Práticas da Educação Amapaense". 

Entre os objetivos, o seminário propõe a reflexão da temática a partir de uma proposta que respeite a diversidade cultural e a ecologia de saberes dos sujeitos que compõem as modalidades da educação indígena, especial, de jovens e adultos e quilombola. 

O NEP é parceiro da organização do evento, e estará representado pela Profª. Lyanda Lareza da Silva Matos, que ministrará a oficina "Luta contra o preconceito e discriminação: uma contribuição do legado freireano" e pelo Prof. Ms. Alder de Sousa Dias, professor da UEAP, organizador do evento e pesquisador do NEP/UEPA, que oferecerá o minicurso "Por uma ressignificação praxeológica dos sujeitos da EJA". 

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser efetivadas aqui.


quinta-feira, 2 de outubro de 2014

NEP no 4º Congreso Internacional sobre Educación sin Escuelas

A Universidad Nacional de Colombia promoveu, no período de 02 a 04 de outubro de 2014, o 4º Congreso Internacional sobre Educación sin Escuelas, Autoaprendizaje Colaborativo, Educación en Familia, Modelos de Escuelas Flexibles.

No painel "Aprendizajes sin Escuelas en Contextos Comunitarios", o professor João Colares apresentou a experiência do NEP em espaços não escolares (centros comunitários, hospitais, asilo, comunidades ribeirinhas), por meio do trabalho "La práxis político-pedagógica del Núcleo de Educación Popular Paulo Freire en la Amazonía Brasileña".

A programação completa do evento pode ser acessada aqui.





quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Inscrições abertas para bolsista do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire


O NEP realizará, no período de 24/02 a 10/03/2014, o processo de seleção de 01 (um) Bolsista para o Apoio Técnico Nível A Superior no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais), no período de 11 (onze) meses, para participar do projeto “Estratégias Metodológicas de Alfabetização de Jovens e Adultos surdos e com deficiência intelectual”, aprovado no Edital 010/2013 – TECNOLOGIAS ASSISTIVAS da FAPESPA.

Confira o edital aqui.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Revista Educação Online publica Dossiê Paulo Freire

A Revista Educação Online da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO) acaba de publicar seu último número, com um dossiê que homenageia Paulo Freire e que tem como tema central a atualidade de seu pensamento e de suas obras.  

O dossiê é resultado de um Projeto Casadinho/Procad realizado conjuntamente pela PUC/RIO e pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), financiado pelo CNPq/CAPES, cujo tema é "A educação de Paulo Freire nos contextos latino e norte-americanos". 

Este número especial traz artigos de pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona (Estados Unidos), da Universidade Federal de Viçosa, do Centro Universitário LASALLE/UNILASALLE, da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade do Estado do Pará.

Da UEPA, publicam neste dossiê pesquisadores vinculados ao Núcleo de Educação Popular Paulo Freire: João Colares da Mota Neto, com o ensaio "Paulo Freire e o pós-colonialismo na educação popular latino-americana"; Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Ana D'Arc Martins de Azevedo e Tânia Regina Lobato dos Santos, com o artigo "A presença de Paulo Freire na educação inclusiva da Escola Cabana no período de 1997 a 2004"; e Alder de Sousa Dias, autor do artigo "Legado de Paulo Freire à EJA da Escola Cabana". 

A consulta aos textos pode ser feita por meio do link: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/ojs/index.php/Eduonline  

  

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Inscrições abertas para o III Encontro de Educação Inclusiva e Diversidade na Amazônia Paraense e a X Jornada Paulo Freire

O Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da UEPA realizará, nos dias 04 e 05/12/2013, no Auditório do CCSE/UEPA, o III Encontro de Educação Inclusiva e Diversidade na Amazônia Paraense e a X Jornada Paulo Freire, com o tema "Paulo Freire: Educação para a Diversidade e Inclusão Social".

Entre os objetivos do evento estão os de: a) refletir sobre os desafios da construção de uma educação inclusiva e para a diversidade na Amazônia; b) debater sobre o legado de Paulo Freire para a educação brasileira, homenageando-o no contexto dos 50 anos da experiência de alfabetização de Angicos (RN); c) socializar as ações de ensino, pesquisa e extensão do NEP, em articulação acadêmica com a Rede de Educação Inclusiva na Amazônia Paraense, o Observatório Nacional da Educação Especial, a Rede Freireana de Pesquisadores e o Centro de Documentação e Memória da EJA na Amazônia.

A programação do evento está organizada em dois dias e inclui uma homenagem a Paulo Freire, conferência de abertura, mesas redondas, palestras, exposição dialogada de vídeo e programação cultural.

As inscrições, totalmente gratuitas e com direito a certificado, podem ser feitas na sala do NEP, no bloco IV (andar térreo) do CCSE/UEPA, no horário de 10h às 12h e de 16h às 18h. Para pessoas interessadas de outras cidades, a inscrição pode ser feita pelo e-mail educacaoinclusivanep@gmail.com, informando os seguintes dados: nome, instituição, profissão (para formados), curso (para estudantes) e telefone para contato.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

NEP participa de Círculo Temático Pós-Colonialismo e Pensamento Decolonial

O Grupo de Pesquisa "José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latinoamericano" da Universidade Federal do Pará (UFPA), com apoio do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Grupo de Estudos Culturais da Amazônia (GECA) da UFPA, realizou o Círculo Temático Pós-Colonialismo e Pensamento Decolonial, nos dias 25 e 26/09/2013, no Auditório Bloco/B do ICED/UFPA.

O evento teve como objetivo central aprofundar o debate e a reflexão sobre o pós-colonialismo e o pensamento decolonial como matrizes epistemológicas de questionamento do eurocentrismo da ciência moderna.

Além de apoiar na promoção do evento, pesquisadores do NEP participaram de três mesas de debate: Introdução ao pós-colonialismo e à decolonialidade, com o Prof. João Colares; A crítica da modernidade sob o olhar da ética da libertação de Enrique Dussel, com a Profª. Ivanilde Apoluceno e o Prof. Alder Dias; e Teoria pós-colonial e decolonial como recurso crítico de compreensão da realidade amazônica, envolvendo, uma vez mais, a Profª. Ivanilde Apoluceno e o Prof. João Colares.

Durante o evento, o NEP, o GECA e o Grupo de Pesquisa José Veríssimo comprometeram-se a continuar fomentando o debate sobre o pós-colonialismo e a decolonialidade, por meio de ações construídas em rede com outros grupos de pesquisa e os movimentos sociais, tais como a realização de eventos e de pesquisas e a publicação de livros e dossiês temáticos.

Confira, abaixo, o cartaz com a programação do evento. 


domingo, 22 de setembro de 2013

Pesquisas do NEP são apresentadas no VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

Entre 19 e 21 de setembro de 2013 ocorreu em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, o VIII Colóquio Internacional Paulo Freire, organizado pelo Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas, e dedicado ao tema "Educação como Prática de Liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire".

O NEP esteve representado por sua coordenadora, Profª. Ivanilde Apoluceno de Oliveira, que compôs com a Profª. Ana Maria Saul a mesa de diálogo "Educação como Prática de Liberdade: contribuição de Paulo Freire à educação brasileira" e por outros sete pesquisadores, que apresentaram as cinco comunicações abaixo descritas.

AUTORES
TRABALHO
Alder de Sousa Dias
Ivanilde Apoluceno de Oliveira
Legado de Paulo Freire à EJA da Escola Cabana
Ana D’arc M. de Azevedo
Ivanilde Apoluceno de Oliveira
Tânia Regina Lobato dos Santos
A presença de Paulo Freire na Educação Inclusiva da Escola Cabana no período de 1997 a 2004
Francy Taíssa Nunes Barbosa
Selma Maria Martins Clemente
Formação inicial de professores no curso de Pedagogia: um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos
Margarida Maria A. Rodrigues
Formação de educadores populares freireanos: práticas de pesquisa-extensão universitárias
Maria de Jesus Lopes da Silva
Prática alfabetizadora popular freireana com educandos da escola pública




sexta-feira, 20 de setembro de 2013

NEP participa de homenagem a Paulo Freire no Conselho Estadual de Educação

Em 19/09/2013, dia em que Paulo Freire completaria 92 anos caso estivesse vivo, o Conselho Estadual de Educação do Pará realizou uma sessão especial em homenagem ao mais célebre pedagogo latinoamericano, inspirador das ações de ensino, pesquisa e extensão do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire - NEP.

Participou da homenagem o professor da UEPA e pedagogo do NEP, João Colares, proferindo a conferência "Contribuições de Paulo Freire para a identidade educacional brasileira", na qual destacou o legado de Freire para os movimentos sociais, as políticas e práticas educacionais e as teorias e pesquisas em educação. Na oportunidade, o professor também apresentou as linhas de pesquisa, as publicações e os grupos de extensão do NEP.

                                Imagem: Comunicação do CEE

Veja também a notícia da homenagem no site do Conselho Estadual de Educação.